14ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ abre inscrições para estudantes

Evento, que acontecerá em dezembro, decide inovar em decorrência da pandemia e acontecerá em formato virtual.

14ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ abre inscrições para estudantes14ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do RJ abre inscrições para estudantes

Por PRASABER

O Estado do Rio de Janeiro receberá em dezembro deste ano a XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI). Com adaptações para acontecer de maneira totalmente on-line, o evento é destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico das redes pública e privada de ensino que querem colocar em prática projetos de diferentes setores do conhecimento que visem beneficiar a sociedade.

Para participar, os estudantes do 6º ao 9º ano podem se cadastrar no site oficial da FECTI, na categoria Ciências no Ensino Fundamental II. Já os alunos de nível médio e técnico podem escolher entre as opções de Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

As inscrições dos projetos podem acontecer em três modalidades:

  • Modalidade 1 – Projeto já desenvolvido, com resultados;
  • Modalidade 2 – Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais;
  • Modalidade 3 – Projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade, não poderão se inscrever estudantes concluintes do Ensino Médio ou Técnico.

As escolas ou centros de ensino podem inscrever até quatro projetos diferentes de seus alunos, sendo individual ou em grupo de até três pessoas que tenha a orientação de um professor.

Os projetos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os finalistas serão divulgados nos canais da XIV FECTI e poderão ser contemplados com participações em eventos internacionais, troféus, bolsas e até mesmo divulgação científica.

Para se inscrever, basta acessar o site da Fundação CECIRJ e preencher as informações solicitadas, além das informações sobre o projeto. As inscrições deverão acontecer até dia 1º de outubro e o evento está previsto para ocorrer em uma plataforma digital entre os dias 2 e 5 de dezembro.

Compartilhar