Instituições públicas terão de 8 a 12 de fevereiro para aderir ao primeiro semestre do Sisu 2021

As universidades e institutos públicos de educação superior devem realizar a adesão até o dia 12 de fevereiro de 2021.

Instituições públicas terão de 8 a 12 de fevereiro para aderir ao primeiro semestre do Sisu 2021Instituições públicas terão de 8 a 12 de fevereiro para aderir ao primeiro semestre do Sisu 2021

Por PRASABER

Universidades e institutos públicos de educação superior que desejam ofertar vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021, devem realizar a adesão do dia 8 a 12 de fevereiro de 2021. A informação foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, através do Diário Oficial da União (DOU). Confira o Edital nº 3, que define o cronograma e procedimentos para realizar o cadastro.

No edital se destaca ainda que para o processo seletivo do primeiro semestre do Sisu, os candidatos deverão apresentar, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente à edição de 2020. Após a publicação do resultado do Enem 2020, o MEC publicará o edital com o cronograma para que os interessados possam realizar a inscrição na primeira edição do Sisu de 2021.

O edital destaca ainda que para o processo seletivo do Sisu 2021.1 os candidatos deverão apresentar, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente à edição de 2020. Após a divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC publicará o edital com o cronograma completo para que os interessados possam se inscrever nessa primeira edição do Sisu de 2021.

Como funciona a adesão ao primeiro semestre do Sisu de 2021

A adesão ao primeiro semestre do Sisu 2021 é quando as instituições de educação superior realizam a inscrição aderindo ao programa do governo federal, se comprometendo em oferecer uma quantidade de vagas em seus cursos superiores. Após o período da adesão ao programa, as instituições de ensino terão de 17 a 23 de fevereiro para retificar, caso necessário, as informações nos documentos de adesão.

Lembrando que as instituições de ensino superior devem ainda, descrever no processo de adesão, uma forma de acesso virtual para que os candidatos selecionados pelo Sisu possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas no formato a distância, caso os procedimentos de inscrição necessários não possam ser realizados de forma presencial.

Quem pode participar do Sisu?

Para ter a participação válida no primeiro semestre do Sisu 2021, é necessário que o estudante tenha realizada a prova do Enem 2020 em sua versão impressa ou digital, sem ser na modalidade treineiro. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação e garantir boas pontuações nas provas que correspondem a quatro áreas de conhecimento.

Para mais informações acesso o portal do Sisu.

Compartilhar