CAPES abre mais de mil vagas para programa de doutorado no exterior

Instituição divulgou edital do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) e deve receber inscrições até 15 de março de 2021.

CAPES abre mais de mil vagas para programa de doutorado no exteriorCAPES abre mais de mil vagas para programa de doutorado no exterior

Por PRASABER

Os estudantes que concluíram o ensino superior e optaram por iniciar uma tese de doutorado terão uma oportunidade de desenvolver seu projeto no exterior. Isso porque a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu recentemente o processo seletivo para o Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE).

Criado em meados de 2011, o PDSE é um projeto que oferece bolsa de estudos para estudantes matriculados em um curso de doutorado no Brasil que mostram qualificação em suas teses. O programa oferece aprofundamento teórico em universidades reconhecidas pela CAPES no exterior e visa apoiar a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

O edital do processo seletivo foi divulgado e indica que serão aceitos alunos matriculados em cursos de doutorado avaliados com nota quatro ou maior na última quadrienal e que comprovem fluência na língua estrangeira do destino.

Estão sendo oferecidas cerca de 1.400 vagas para o ano de 2021 e os doutorandos poderão permanecer fora do país por quatro ou seis meses, desenvolvendo suas teses pelo PDSE.

Calendário PDSE 2021

A primeira etapa da seleção acontece dentro das universidades. A instituição deverá selecionar internamente os candidatos aptos a participarem do programa da CAPES. Após isso, as inscrições deverão acontecer em meados de março, pelo Sistema da CAPES (Sicapes), e a divulgação oficial dos nomes dos beneficiários deverá acontecer em abril de 2021. Confira abaixo o calendário completo:

  • Seleção interna dos candidatos e publicação do resultado final pelas universidades: De 09 de outubro de 2020 até 12 de março de 2021
  • Inscrição do candidato selecionado, incluindo preenchimento do formulário online e envio da documentação obrigatório: Do dia 15 de março até às 17 horas do dia 1º de abril de 2021.
  • Homologação dos candidatos inscritos no Sistema da CAPES: De 06 de abril até as 17 horas do dia 12 de abril de 2021
  • Publicação da relação de inscrições homologadas: Até 15 de abril de 2021
  • Análise documental das candidaturas pela CAPES: A partir do dia 16 de abril de 2021
  • Interposição de recurso administrativo nos casos de indeferimento na etapa de análise documental: Em até três dias úteis após a comunicação realizada pela CAPES
  • Publicação da relação de aprovados na análise documental: De 1º de junho até 30 de setembro de 2021
  • Emissão das cartas de concessão: A partir do dia 19 de abril de 2021
  • Início das atividades no exterior: Julho a setembro de 2021

Para ter mais informações sobre o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior e formas de participar, acesse o edital do PDSE 2021, ou o site do Governo Federal.

Compartilhar