Cederj – inscrições vão até esta quinta, dia 26 de novembro

O Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro oferece 3.399 vagas distribuídas em 17 cursos.

Cederj – inscrições vão até esta quinta, dia 26 de novembroCederj – inscrições vão até esta quinta, dia 26 de novembro

Por PRASABER

Chegando na sua 38ª edição – e talvez a mais concorrida, dado o aumento da procura pela modalidade EAD neste ano, o Cederj está com as inscrições abertas para o seu vestibular até quinta-feira, 26 de novembro. Ao todo, a instituição de ensino vai oferecer 3.399 vagas para o ano de 2021, distribuídas em seus 17 cursos de graduação. As provas do processo seletivo estão previstas para o dia 19 de dezembro.

Sobre as inscrições

Os interessados devem acessar o o site da Fundação Ceperj ou a página da Fundação Cecierj e seguir as instruções ali presentes para a inscrição. A taxa é de R$75,00 (setenta e cinco reais) e pode ser paga até o dia 27/11 (sexta-feira).

Também há a possibilidade de, a quem desejar, optar pelo uso dos direitos de travestis e transexuais para o nome social na hora da inscrição, conforme prevê o decreto estadual 43.065, de 08 de julho de 2011. Para isso, basta enviar um e-mail formalizando o pedido para [email protected], com o número da inscrição, nome completo de nascimento, RG, CPF e o nome a ser inserido na categoria social.

Resultado e início das aulas

Os aprovados no vestibular para o 1º semestre de 2021 do Centro Universitário de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro serão matriculados em uma das instituições consorciadas: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ ou UniRio.

Os cursos se darão na modalidade semipresencial, de forma que os alunos deverão portar de alguns instrumentos necessários e seguir algumas regras para as aulas, como:

• Material didático próprio, preparado para a educação a distância (impressos, recursos multimeios e videoaulas);
• Sistema de apoio à aprendizagem: baseado em duas formas de tutorial – a presencial, no polo regional mais próximo do aluno, e a tutoria a distância – que conta com mediadores presentes nas salas de tutoria das universidades, aos quais o estudante tem acesso por meio da plataforma Cederj;
• Processo de avaliação presencial, que será realizado nos polos regionais das instituições;
• Plataforma Cederj (AVA – ambiente virtual de aprendizagem, com ferramentas que disponibiliza ferramentas que garantem recursos pedagógicos, atividades e interatividade;
• Laboratórios didáticos de biologia, computação, física e química nos polos para atividades práticas.

Lista de cursos

Confira abaixo as opções de cursos de graduação a distância ofertados pela Cederj, separados entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo:

• Licenciatura:

Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo;

• Bacharelado:

Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Meteorológica;

• Tecnólogo:

Sistemas de Computação, Turismo e Segurança Pública.

Compartilhar