Como usar as redes sociais para alavancar sua carreira

São 10 dicas preciosas de como usar suas redes sociais: 5 para te ajudar na carreira ou na conquista de um novo emprego e 5 para você evitar e não se prejudicar.

Como usar as redes sociais para alavancar sua carreiraComo usar as redes sociais para alavancar sua carreira

Por PRASABER

Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que não está conectado às redes sociais. Seja onde for, todos estão sempre com o celular em mãos dando uma olhadinha no que acontecendo no mundo virtual. Para se ter uma ideia, o Brasil tem aproximadamente 130 milhões de usuário no Whatsapp – aplicativo mais usado do país.

Mas, não utilizamos as redes sociais só para diversão. Também consumimos conteúdo profissional, buscando novas oportunidades de emprego e nos mantendo informados sobre o mercado de trabalho. E saiba: os recrutadores estão de olho em nossas redes sociais.

Assim como você busca informações sobre a empresa no LinkedIn ou no Facebook, as redes sociais são um excelente caminho para eles te conhecerem melhor, entenderem seus gostos e certificarem se seu estilo de vida está alinhado à cultura da empresa. E tenha certeza de que isso pode ser decisivo na seleção de um profissional.

“O Instagram ou Facebook de um candidato falam muito sobre seus hábitos e estilo de vida. Não é uma etapa eliminatória, mas conseguimos complementar a avaliação do profissional quando visitamos seu perfil nas redes sociais”, conta Izabelle Martins, consultora de recrutamento e seleção.

As redes sociais se tornaram a melhor ferramenta para o marketing pessoal e profissional. É através delas que compartilhamos nossa rotina, família, amigos, gostos, a última viagem de férias e a vida que queremos mostrar. Não existem regras rígidas do que postar ou não para ter credibilidade e você não precisa fingir ser quem não é. Mas, se quer manter uma boa imagem profissional, é importante seguir algumas recomendações e dicas que podem te ajudar a alavancar a carreira e evitar problemas no ambiente de trabalho.

Nessa matéria, você encontra 10 dicas preciosas de como usar as redes sociais ao seu favor. Confira!

O que fazer:

Cuide da sua imagem

A primeira impressão é a que fica, principalmente nas redes sociais. Tenha uma imagem positiva e coerente com você. Tente criar uma marca pessoal, que interaja bem com seu trabalho e estilo de vida.

Siga empresas e pessoas relevantes

As redes sociais te aproximam de quem você admira e seguir profissionais renomados na sua área pode trazer boas ideias e oportunidades. À medida que você os conhece se aproxima deles, você se envolve e tem mais chances de atingir seus objetivos.

Cuidado com a língua portuguesa

Nas redes sociais está liberado usar gírias, abreviações, memes e a linguagem mais descolada da internet, mas com moderação. Esteja sempre atento as regras gramaticais e ortográficas quando for escrever algo ou comentar um post. Aquele erro grave de português pode acabar com a sua credibilidade!

Compartilhe conteúdos interessantes

Se você está no LinkedIn, por exemplo, poste e compartilhe conteúdos agregadores e interessantes na sua área de atuação. Isso pode chamar atenção das empresas para futuros processos seletivos e você ainda ganha confiança dos seus colegas de profissão.

Destaque suas conquistas

Compartilhe suas promoções, projetos e conquistas. Seu marketing pessoal agradece!

O que não fazer:

Evite polêmicas

As redes sociais são territórios de polêmicas e, às vezes, confusões. Evite! Não deixe de dar a sua opinião, mas seja sempre coerente e educado, respeitando a opinião alheia. E lembre-se, muitas vezes, o silêncio é a melhor resposta.

Não critique pessoas e/ou empresas onde já trabalhou

Sabe aquele chefe chato? A empresa que você não gostou de trabalhar? Só fale disso com pessoas muito próximas a você. Expor essas experiências nas redes sociais pode ser imaturo e você pode ser mal interpretado.

Não se exponha demais

Apesar de ser pessoal, você pode perder o controle do conteúdo postado em suas redes. Evite fotos na empresa, excesso de informalidade ou conteúdos polêmicos.

Fique atento as características de cada rede

É importante saber que cada rede social tem sua característica. Assuntos pessoais, fotos da família ou conteúdos de lazer não devem ser postados no LinkedIn, por exemplo. Respeite essas características e evite julgamentos.

Pense bem antes de publicar algo

Num mundo de fake news e onde as informações são repassadas com muita rapidez, pesquisar a veracidade de algo que será postado ou repostado é essencial. Não publique algo que você não tem certeza e evite compartilhar correntes.

A última dica é básica: tenha bom senso! Tenha em mente que, mesmo limitando seus acessos, uma frase ou foto mal interpretada podem gerar polêmicas e prejudicar sua imagem no trabalho. Seja coerente com a sua personalidade e se mantenha longe de situações embaraçosas e desnecessárias.


Fonte: UOL

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.