Confira as datas dos vestibulares das principais universidades de Santa Catarina

Calendário atípico por conta da pandemia alterou a programação de vestibulares de Santa Catarina. Saiba quando estão previstos os exames para se organizar nos estudos.

Por PRASABER

O calendário de vestibulares de todo país sofreu alterações significativas neste ano por conta da pandemia de Covid 19. Confira as novas datas das provas dos exames no estado de Santa Catarina.

UFSC

O vestibular 2020.2 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) será realizado com processo seletivo, com as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições são de 13 a 27 de outubro de 2020, de forma gratuita.
As vagas são destinadas para Medicina Araranguá e remanescentes do Vestibular 2020, ou seja, vagas que não foram ocupadas em diferentes cursos da UFSC.

Elas serão 50% destinadas à categoria geral e 50% às cotas. Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública podem, no ato da inscrição, optar por concorrer pelas cotas.

As vagas estarão detalhadas em breve em um novo Edital, que será publicado em breve no site da Coperve, de acordo com a assessoria da universidade.
Já o Vestibular 2021, que estava com provas presenciais agendadas para dezembro de 2020, terá uma nova data definida conforme o calendário acadêmico da UFSC para o segundo semestre, que ainda não foi definido.

Os dias de aplicação das provas levarão em consideração as datas marcadas para a realização do Enem 2020, para não prejudicar os alunos inscritos no vestibular nacional.

De acordo com a Coperve (Comissão Permanente do Vestibular da UFSC), o processo seletivo deve ocorrer entre abril e maio de 2021.

Udesc

O Vestibular de Inverno 2020 da Udesc teve suas inscrições realizadas de forma gratuita, mas acabaram na última sexta-feira, 21 de agosto.

São três formas de avaliação para 1.040 vagas oferecidas por 37 cursos de graduação. A universidade optou por um processo seletivo especial neste Vestibular de Inverno devido à impossibilidade de realizar provas presenciais durante a pandemia de Covid-19.
As inscrições serão homologadas em 14 de setembro e a primeira chamada está prevista para ocorrer até 28 de setembro. Os aprovados deverão iniciar as aulas pela Udesc no segundo semestre letivo de 2020 da universidade.

As vagas disponibilizadas são nos seguintes municípios:

  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia; Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Laguna (Ceres): Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) e Arquitetura e Urbanismo;
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.

Enem

Este ano, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aplicará, além da prova em versão impressa, que será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro, versões digitais, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
A nova modalidade será realizada em 110 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal nos locais determinados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O exame é a porta de entrada para  o ingresso em universidade federais e particulares de todo país e alternativa aos processos seletivos tradicionais de diversas instituições de ensino.


Fonte: ND+

Compartilhar