Encceja 2020 – provas de reaplicação estão marcadas para outubro

As provas estão marcadas para os dias 13 e 14 de outubro.

Encceja 2020 – provas de reaplicação estão marcadas para outubroEncceja 2020 – provas de reaplicação estão marcadas para outubro

Por PRASABER

Mais uma etapa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vai ser iniciada, é a reaplicação das provas. Quem solicitou a reaplicação das provas do Encceja 2020 deve se atentar às próximas semanas, pois as provas já estão marcadas para os dias 13 e 14 de outubro.

Apenas as pessoas que fizeram as provas em locais afetados por problemas logísticos ou que tiveram sintomas de doenças infectocontagiosas previstas em edital, como covid-19, na véspera ou no dia do exame podem participar, desde que tenham feito a solicitação dentro do prazo.

A reaplicação do exame vai acontecer no mesmo dia do Encceja PPL, para pessoas que cumprem medidas socioeducativas, ou seja, 13 e 14 de outubro.

Reaplicação do Encceja 2020

Assim como acontece em outras provas do governo federal, no Encceja as provas de reaplicação são diferentes das aplicadas anteriormente. No entanto, os assuntos e a estrutura continuam a mesma, alterando apenas os itens.

São 120 questões ao todo. Veja abaixo como é a estrutura das provas de cada etapa:

Ensino Fundamental:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Nível Médio:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Diferente do exame regular, que acontece em apenas um dia, a reaplicação acontecerá em dois, com isso, a divisão das provas também deve sofrer alteração.

Para ajudar os estudantes a se prepararem para a reaplicação do Encceja, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma série de livros com todos os conteúdos separados por áreas.

O Encceja

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, acontece anualmente desde 2002; as provas são aplicadas em todo o território nacional, inclusive no Distrito Federal.

Esse exame é oferecido aos estudantes com idade acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade certa.

Para ser considerado aprovado, o estudante precisa atingir 100 pontos em cada área do conhecimento e, pelo menos, 5 pontos em redação.


Fonte: FDR

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.