Encceja – saiba quais matérias estudar e a pontuação necessária para o certificado

Exame permite que jovens e adultos concluam o ensino básico de forma mais rápida. Certificação inclui ensino fundamental e ensino médio.

Encceja – saiba quais matérias estudar e a pontuação necessária para o certificadoEncceja – saiba quais matérias estudar e a pontuação necessária para o certificado

Por PRASABER

A prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ajuda brasileiros que não se formaram a garantirem certificação do ensino básico.

O exame é realizado desde 2002 e permite que os brasileiros que não concluíram os estudos, por inúmeros motivos, possam testar seus conhecimentos e ainda conquistar o tão sonhado diploma. É possível se certificar no ensino fundamental ou médio.

Essa avaliação ocorre todos os anos e geralmente se constitui de maneira igual, ou seja, não surgem mudanças nas disciplinas cobradas.

Deve-se saber, antes de se aprofundar no que cai na prova, que o Encceja possui a mesma validade do que a conclusão no ensino convencional. Dessa forma, se você não conseguiu terminar os estudos, tem a oportunidade de fazer isso e continuar progredindo na carreira.

Matérias que caem no Encceja

Ao decidir realizar o Encceja, é importante ficar atento às matérias cobradas na avaliação. Afinal, é preciso se preparar para ir bem e obter os pontos exigidos para a certificação.

O Encceja do ensino fundamental e do ensino médio são formados por quatro provas com questões objetivas. Cada uma possui 30 questões de múltipla escolha. Também há uma redação dissertativa-argumentativa com tema definido no caderno de prova.
Encceja ensino fundamental:

• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
• Matemática;
• Historia e Geografia;
• Ciências Naturais.
Encceja ensino médio:
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
• Matemática e suas Tecnologias;
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Pontuação necessária para obter o certificado

Tanto para se certificar no ensino fundamental quanto no ensino médio, o candidato precisa obter uma pontuação mínima. Em ambos os casos é necessário alcançar cem pontos em cada uma das provas objetivas e nota igual ou superior a cinco pontos na redação.

No entanto, caso o participante só atinja os cem pontos em uma, duas ou três provas objetivas, isto é, em alguma (s), mas não em todas, receberá uma declaração parcial de proficiência.

Compartilhar