Enem 2020 – confira as alterações no cronograma e novas regras

Mudança de calendário e novos protocolos de segurança marcam esta edição do ENEM.

Por PRASABER

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve drásticas alterações nesta edição. Além de ocorrer somente em 2021, novos critérios de segurança passam a ser exigidos neste novo cenário.

Essas alterações ocorreram por conta da pressão que alunos, professores e especialistas exerceram sobre o Ministério da Educação (MEC), já que após a suspensão das aulas presenciais, muitos estudantes não se sentiram seguros com o ensino à distância por motivos como internet de baixa qualidade, conteúdo fraco, dificuldade para tirar dúvidas, etc. Dessa forma, optou-se pelo adiamento do exame que aconteceria em novembro deste ano, para janeiro de 2021. Confira as novas datas:

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021, para 5,7 milhões inscritos
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, para 96 mil inscritos
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
Resultados: a partir de 29 de março

Protocolos de segurança

O aluno que não estiver de máscara no dia da prova não poderá entrar para fazer o exame. A regra está numa retificação no Edital ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), quando o Ministério da Educação (MEC), acrescentou a regra exigindo que os candidatos usem máscara obrigatoriamente, do início ao fim da realização da prova. Em caso de recusa na utilização do item, o candidato poderá ser eliminado.

O acessório de proteção terá que ser usado durante todo o tempo de permanência do candidato no local de prova. Além disso, será permitido que os candidatos levem máscaras extras para trocar durante a duração do exame.
As novas determinações foram publicadas no dia 31 de julho de 2020, no Diário Oficial da União.

Se inscreveram para o ENEM 2020 5,8 milhões de candidatos, sendo que 96 mil optaram por fazer a prova digital. O edital, além de exigir o uso de máscaras, cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for se apresentar na sala de aplicação de prova.

Compartilhar