Enem digital – último dia para solicitar reaplicação do exame

Prazo termina hoje, 12, e pedido deve ser feito na Página do Participante.

Enem digital – último dia para solicitar reaplicação do exameEnem digital – último dia para solicitar reaplicação do exame

Por PRASABER

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até esta sexta-feira (12) para solicitar a reaplicação da prova para estudantes que estavam com sintomas de Covid 19 ou outras doenças infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram realizar o exame por questões logísticas. A solicitação deve ser feita na Página do Participante. As provas da reaplicação ocorrerão nos dias 23 e 24 de fevereiro apenas na versão impressa

Regras para solicitação do nova prova

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação o estudante deverá inserir no momento da solicitação algum documento legível que comprove a doença.

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da doença, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Logística

Os estudantes que não conseguiram comparecer ao exame por problemas logísticos também têm direito à solicitação da nova prova, como desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação, que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Poderão também fazer o Enem em fevereiro os estudantes que fariam a prova no estado do Amazonas e nos municípios de Rolim de Moura (RO) e Espigão D’Oeste (RO), já que o exame foi suspenso em suas duas versões por conta dos impactos causados pela pandemia.

O Inep analisa caso a caso os pedidos de reaplicação e a aprovação ou negativa pode ser conferida na Página do Participante ou por meio do telefone 0800 616161.

Cronograma Enem 2020

A edição de 2020 foi realizada em duas versões: a impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro; e digital, realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ambas tiveram taxa de abstenção bastante altas, sendo metade dos inscritos da prova impressa e 70% na versão digital.

O prazo para os pedidos de reaplicação do Enem impresso aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro e  o resultado das análises dos pedidos, tanto de participantes do Enem impresso quanto do digital, serão divulgados até o dia 15 deste mês.

A nota final das duas modalidades de prova, assim como dos que fizeram reaplicação, será divulgada no dia 29 de março.

Compartilhar