Estado de SP anuncia volta às aulas do ensino fundamental para novembro
Retomada do ensino médio e EJA mantém para outubro. De acordo com o governador de São Paulo, o retorno é opcional e a decisão deve ser dos prefeitos municipais.


Em coletiva de impressa nesta sexta-feira (18), o governador do Estado de São Paulo anunciou que irá manter o retorno das aulas do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o dia 7 de outubro. O ensino fundamental, por sua vez, deve retomar apenas no dia 3 de novembro.
Segundo o governador, a decisão de se retornar inicialmente com os dois grupos acontece porque são as etapas mais afetadas pela evasão escolar. A retomada é opcional e a decisão deve ser dos prefeitos municipais.
As escolas somente devem retornar caso as unidades tenham condições de seguir o protocolo sanitário instituído pelo governo, que afirmou que irá investir R$ 50 milhões na preparação dos ambientes. Em caso de infraestrutura inadequada, o retorno deve ser congelado, segundo a Secretaria de Estado de Educação.
Desde 7 de setembro, as escolas possuem autorização para a realização de atividades de reforço e acolhimento. Os trabalhos devem respeitar o distanciamento social e demais regras sanitárias.