Fies 2020/2 abre inscrições para 50 mil vagas remanescentes nesta terça, 06 de outubro

Prazo para as inscrições de alunos matriculados é diferente do prazo de quem ainda não entrou para o ensino superior.

Fies 2020/2 abre inscrições para 50 mil vagas remanescentes nesta terça, 06 de outubroFies 2020/2 abre inscrições para 50 mil vagas remanescentes nesta terça, 06 de outubro

Por PRASABER

Nesta terça-feira, dia 06, o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o preenchimento de 50 mil vagas remanescentes do Fies (Financiamento Estudantil). Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial do programa e estarem dentro dos requisitos necessários, que são: ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, ter obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

As vagas remanescentes referem-se àquelas que restaram ao longo dos processos seletivos do programa do Fies, seja por falta de documentação dos candidatos selecionados ou desistência dos alunos.

Fies

O programa de financiamento estudantil do governo (Fies) é um incentivo federal criado para democratizar a entrada de alunos no ensino superior de faculdades privadas. Hoje, o programa possui duas modalidades: a primeira com juros zero, voltada para alunos com renda mensal familiar de até três salários-mínimos. A segunda modalidade, chamada de P-Fies, é destinada para quem possui renda familiar de até cinco salários-mínimos.

É importante ressaltar, porém, que as vagas remanescentes são destinadas apenas para estudantes que atendem à primeira modalidade do programa do Fies. Para saber mais, confira o edital completo aqui.

Cronograma

Conforme as normas do MEC, os três primeiros dias de inscrições das vagas remanescentes – de 06 a 08 de outubro – são voltados para quem deseja ingressar em cursos prioritários, como os de licenciatura e os da área da saúde, além das engenharias em geral.

Os interessados nas vagas, e que não estejam ainda matriculados em alguma faculdade, devem fazer a inscrição no programa entre hoje, 06, até 23h59 do dia 13 de outubro. Para quem já é aluno do ensino superior e deseja tentar uma vaga no Fies, o prazo é de 06 a 13 de novembro.

• 06 a 13 de outubro: inscrições para candidatos não matriculados
• 06 a 13 de novembro: inscrições para candidatos matriculados

Coronavírus

Por conta da pandemia, as faculdades privadas acreditam que o número de evasão de alunos só tende a aumentar nos próximos anos, decorrente da falta de emprego e diminuição da renda dos alunos.

Além disso, o adiamento do Enem também interfere nesse número. Antes realizado em novembro, as provas passaram para os meses de janeiro e fevereiro de 2021, com previsão de resultado somente em março do próximo ano. Segundo a ABMES (Associação Brasileiro de Mantenedoras de Ensino Superior), acredita-se que o fato de o exame ter sido adiado prejudica a entrada de 3,5 milhões de alunos na universidade.

Financiamento estudantil

Por meio do Fies, o número de estudantes no ensino superior aumentou significativamente ao longo dos anos, já que o programa facilita o pagamento das mensalidades de quem não teria dinheiro suficiente para arcar com o valor total.

A nota do Enem também permite a disputa por vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de ser usada como forma de ingresso em algumas faculdades (substituindo o vestibular tradicional) e como critério para bolsas de estudos, a depender da instituição de ensino.

Porém, é importante ressaltar que existem financiamentos estudantis privados que cumprem com a mesma função do Fies, sendo, inclusive, mais vantajosos para os alunos a depender da situação. Isso porque, para participar do programa privado, não é necessário ter feito o Enem, não há limite de renda mínima e a taxa de juros também pode ser zero.

Compartilhar