Fies 2020/2 tem novo cronograma para vagas remanescentes

MEC divulga novas datas depois das inscrições estarem suspensas decorrente de um erro no sistema digital.

Fies 2020/2 tem novo cronograma para vagas remanescentesFies 2020/2 tem novo cronograma para vagas remanescentes

Por PRASABER

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira, 13, o novo calendário para as inscrições nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com o órgão do Governo Federal, o novo prazo para que os candidatos se inscrevam tem início no dia 26 de outubro e termina em 03 de novembro (para quem ainda não se matriculou em alguma faculdade) e 27 de novembro (para alunos já matriculados).

Seguindo o cronograma anterior, o MEC informa que os dois primeiros dias (26 e 27 de outubro) serão voltados para as inscrições em cursos de áreas de conhecimento mais concorridas, como os de Saúde, Ciência da Computação, Licenciatura e Engenharias em geral.

Para conferir mais informações disponibilizadas pelo MEC, acesse o novo edital aqui.

Instabilidade no sistema

Vale lembrar que as inscrições para as vagas remanescentes do Fies foram abertas no último dia 06 de outubro, uma segunda-feira. Devido à grande procura e sobrecarga no site, o sistema sofreu uma instabilidade e saiu do ar.

Por conta disso, as inscrições foram suspensas e serão reabertas agora. O candidato que conseguiu se inscrever, no entanto, não será prejudicado, garante o Ministério da Educação.

Público-alvo

Para fazer a inscrição e concorrer às vagas remanescentes do Fies 2020.2, os candidatos devem cumprir com alguns requisitos. São eles:

• Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2019, não ter zerado a redação e atingido, ao menos, 450 pontos;
• Possuir renda mensal familiar de até três salários-mínimos por pessoa.

Financiamento estudantil privado

Em tempo, é importante reforçar que, apesar do Fies ser um programa bastante interessante para quem deseja ingressar no ensino superior e possui renda baixa, também existem outras soluções financeiras que cumprem com a mesma função.

Uma delas é o financiamento estudantil privado. Com ele, inclusive, a taxa de juros pode ser zero (conforme a faculdade), não é preciso ter feito a prova do Enem e nem ter comprovação de renda mínima mensal familiar.

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.