Fies 2021/1 – Prazo para renovação e mudança de curso é prorrogado

A partir de hoje, estudantes beneficiados pelo programa de financiamento no primeiro semestre terão até dia 30 de junho para modificações.

Fies 2021/1 – Prazo para renovação e mudança de curso é prorrogadoFies 2021/1 – Prazo para renovação e mudança de curso é prorrogado

Por PRASABER

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma nova determinação relacionada aos beneficiários do Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2021. A nova Portaria permite que os beneficiários renovem ou alterem os contratos do financiamento entre 03 de maio e 30 de junho.

Assinada pela presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a decisão de adiar o período foi uma maneira de receber o máximo de informações atualizadas de beneficiários do programa de financiamento estudantil.

Os interessados em alterar o curso de graduação ou informações contratuais do Fies deverão acessar o portal do programa dedicado aos estudantes contemplados (SisFies) e preencher as informações necessárias de acordo com a solicitação, para renovação ou alteração de termos no contrato.

Como fazer a renovação do Fies?

A solicitação de renovação é feita pelas instituições de ensino superior que participam do programa. O beneficiário deverá acessas o sistema SisFies e validar todas as informações passadas pela universidade.

Assim que confirmada a solicitação de renovação pelo estudante, é necessário enviar a instituição financeira o
Documento de Regularidade de Matrícula. Vale destacar que, segundo a Portaria publicada, os bancos devem aceitar o documento de renovação mesmo que estes estejam com os prazos de validade expirados.

A nova data para renovação passa a valer para contratos simplificados, que são os validados na primeira etapa, e não simplificados, que passarão por alguma alteração contratual, como mudança de fiador ou alteração em cláusulas, por exemplo.

Para ter acesso a mais informações sobre o processo de renovação do Fies, acesse o site do FNDE.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado pelo Governo Federal em 1999 com o objetivo de financiar, totalmente ou parcialmente, os estudos de alunos com renda familiar bruta mensal baixa e que querem ingressar em cursos superiores presenciais de faculdades particulares.

Vale ressaltar que, o estudante que optar por solicitar o Fies, não será contemplado com uma bolsa de estudos, mas sim com um empréstimo a longo prazo, com pagamento facilitado e taxas de juros reduzidas ou zeradas.

Como funciona?

Existem requisitos mínimos para participar do processo seletivo do Fies e o principal deles é a participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições a partir do ano de 2010. Com os quesitos preenchidos, a seleção acontece por curso, universidades, localização e turnos, sendo contemplados os alunos que atingiram maiores pontuações no Enem.

O Fies possui vagas limitadas, por isso, há uma pré-seleção de candidatos que devem concluir a sua inscrição a partir da divulgação da lista e, caso não finalize no tempo estipulado, dará lugar a outro estudante que se encontra na lista de espera do programa.


Fonte: Globo.com

Compartilhar