Fies 2021/1 – Prazo para renovação e mudança de curso é prorrogado
A partir de hoje, estudantes beneficiados pelo programa de financiamento no primeiro semestre terão até dia 30 de junho para modificações.


Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma nova determinação relacionada aos beneficiários do Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2021. A nova Portaria permite que os beneficiários renovem ou alterem os contratos do financiamento entre 03 de maio e 30 de junho.
Assinada pela presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a decisão de adiar o período foi uma maneira de receber o máximo de informações atualizadas de beneficiários do programa de financiamento estudantil.
Os interessados em alterar o curso de graduação ou informações contratuais do Fies deverão acessar o portal do programa dedicado aos estudantes contemplados (SisFies) e preencher as informações necessárias de acordo com a solicitação, para renovação ou alteração de termos no contrato.
Como fazer a renovação do Fies?
A solicitação de renovação é feita pelas instituições de ensino superior que participam do programa. O beneficiário deverá acessas o sistema SisFies e validar todas as informações passadas pela universidade.
Assim que confirmada a solicitação de renovação pelo estudante, é necessário enviar a instituição financeira o
Documento de Regularidade de Matrícula. Vale destacar que, segundo a Portaria publicada, os bancos devem aceitar o documento de renovação mesmo que estes estejam com os prazos de validade expirados.
A nova data para renovação passa a valer para contratos simplificados, que são os validados na primeira etapa, e não simplificados, que passarão por alguma alteração contratual, como mudança de fiador ou alteração em cláusulas, por exemplo.
Para ter acesso a mais informações sobre o processo de renovação do Fies, acesse o site do FNDE.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado pelo Governo Federal em 1999 com o objetivo de financiar, totalmente ou parcialmente, os estudos de alunos com renda familiar bruta mensal baixa e que querem ingressar em cursos superiores presenciais de faculdades particulares.
Vale ressaltar que, o estudante que optar por solicitar o Fies, não será contemplado com uma bolsa de estudos, mas sim com um empréstimo a longo prazo, com pagamento facilitado e taxas de juros reduzidas ou zeradas.
Como funciona?
Existem requisitos mínimos para participar do processo seletivo do Fies e o principal deles é a participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições a partir do ano de 2010. Com os quesitos preenchidos, a seleção acontece por curso, universidades, localização e turnos, sendo contemplados os alunos que atingiram maiores pontuações no Enem.
O Fies possui vagas limitadas, por isso, há uma pré-seleção de candidatos que devem concluir a sua inscrição a partir da divulgação da lista e, caso não finalize no tempo estipulado, dará lugar a outro estudante que se encontra na lista de espera do programa.