Fies e Prouni – novo calendário impede o uso da nota do Enem no 1º semestre de 2021

Conforme o cronograma do MEC, as inscrições para os programas do Governo Federal ocorrerão no final de janeiro, já o resultado do Enem sai apenas em março.

Fies e Prouni – novo calendário impede o uso da nota do Enem no 1º semestre de 2021Fies e Prouni – novo calendário impede o uso da nota do Enem no 1º semestre de 2021

Por PRASABER

Depois de divulgar, ainda esta semana, o novo cronograma de inscrições para os programas do Governo Federal, Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade Para Todos), o Ministério da Educação (MEC) sofreu uma série de críticas por parte dos estudantes por conta do confronto de datas do novo calendário.

Isso porque, segundo o cronograma divulgado, as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão previstas para serem divulgadas no dia 29 de março do próximo ano e as inscrições para o Fies e o Prouni se darão antes disso, em fevereiro.

Como a nota do Enem é um dos critérios mais importantes para a participação nos programas de financiamento estudantil, os estudantes não poderão usá-la para a inscrição no primeiro semestre de 2021.

Pandemia e mudança de datas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha data prevista para novembro, seguindo o calendário dos anos anteriores. Por conta da pandemia, o fechamento das escolas por um período e a retomada das aulas de maneira remota, acredita-se que o ano letivo foi prejudicado e, por isso, foi tomada a decisão do adiamento das provas para janeiro e fevereiro de 2021.

Porém, o novo cronograma oficial só foi divulgado pelo MEC na última sexta-feira, 04/12. Com isso, os estudantes perceberam que só é possível se inscrever no Fies e no Prouni no primeiro semestre de 2021 quem tiver realizado o Enem nos anos anteriores.

Quem fizer o Enem pela primeira vez em 2021 ou quiser usar a nota dessa seletiva, só poderá tentar uma vaga nos programas no segundo semestre do ano que vem.

Fies e Prouni

A nota oficial a respeito do assunto, entretanto, ainda não foi publicada no Diário Oficial da União e está prevista para sair na próxima terça, dia 15 de dezembro.

Também deve ser publicado o cronograma do processo seletivo para o primeiro semestre do próximo ano do Prouni. Com isso, o MEC afirma que, em 04 de janeiro, as ofertas de bolsa já poderão ser consultadas pelos estudantes; a previsão é de que as inscrições sejam feitas entre os dias 12 e 15 de janeiro e o resultado saia no dia 19.

Já para o programa do Fies, a consulta de vagas se dará entre 22 e 25 de janeiro. Os interessados vão poder realizar as inscrições entre 26 e 29 de janeiro. O resultado sairá no dia 02 de fevereiro de 2021, tanto dos pré-selecionados na chamada única como da lista de espera.

Para saber mais, acesse o portal oficial do MEC.

Compartilhar