Fies inadimplentes: estudantes podem renegociar dívidas na próxima semana

A partir de segunda-feira (7), estudantes poderão renegociar dívida do Fies

Fies inadimplentes: estudantes podem renegociar dívidas na próxima semanaFies inadimplentes: estudantes podem renegociar dívidas na próxima semana

Por PRASABER

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a inadimplência do Fies atualmente chega a R$ 9 bilhões, aproximadamente 51% dos estudantes que solicitaram o financiamento estudantil. O não pagamento dos boletos do Fies provoca a restrição do nome e CPF dos cadastros das instituições de crédito. 

A renegociação da dívida do Fies poderá ser efetuada por estudantes que possuem dívidas com 90 a 360 dias de atraso a partir do dia 7 de março. O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fie, irão oferecer desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. 

Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela. O valor mínimo da prestação é R$ 200. A operação poderá ser realizada integralmente nos canais de atendimento do Banco do Brasil e Caixa Econômica. 

Para a inadimplência de mais de 360 dias no Fies, o desconto chega a 86,5% no saldo devedor. Caso o estudante seja inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. O saldo dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes. 


Fonte: R7

Compartilhar