IFCE divulgou como será a seleção de estudantes para o Sisu 2021

Também foram divulgadas informações sobre matrícula. Confira!

IFCE divulgou como será a seleção de estudantes para o Sisu 2021IFCE divulgou como será a seleção de estudantes para o Sisu 2021

Por PRASABER

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) divulgou o edital de seleção de candidatos para seus cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), edição 2021.1.

Vagas oferecidas

São 2.157 vagas distribuídas em 61 cursos de diversas áreas do conhecimento, distribuídos nos campi de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, Sobral, Tauá e Ubajara. O sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujo resultado foi liberado no dia 29 de março.

Reserva de Vagas

Das vagas ofertadas pelo IFCE, 1066 serão destinadas à ampla concorrência e 1091 serão reservadas para candidatos que façam jus às cotas sociais estabelecidas por meio da Lei Federal nº 12.711/2012.

Entre as formações oferecidas pelo IFCE no SISU estão Automação Industrial, Ciência da Computação, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Mecânica, Gastronomia, Mecatrônica Industrial, Música, Nutrição, Teatro, entre outras.

Resultado e chamada Regular Sisu 2021.1

A divulgação do resultado da Chamada Regular do Sisu 2021.1 está prevista para o dia 13/04/21.

Inscrição Sisu 2021.1

As inscrições serão realizadas entre os dias 6 e 9 de abril, exclusivamente, pelo portal do Sisu, no site do MEC. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.

Onde consultar os cursos e as vagas oferecidas pelo IFCE no SISU 2021.1?

Os cursos, os turnos e o número de vagas totais ofertados por meio do Sisu constam no Termo de Adesão do IFCE ao SISU: Cursos, vagas, modalidades de vagas, local de oferta e documentação para matrícula Sisu 2021.

Pré-matrícula

O período previsto para a realização das pré-matrículas da chamada regular, segundo o cronograma, vai das 8 horas do dia 14/04/2021 às 23h59min do dia 19/04/2021 (horário oficial de Brasília-DF).

A pré-matrícula será realizada virtualmente pelo sistema Esolis (https://esolis.ifce.edu.br/) durante o período da chamada regular e da chamada da lista de espera do processo seletivo Sisu.

Como acessar?

  • O login é o número de inscrição no Enem mais o número da edição do Sisu. A senha será o número do CPF do candidato, sem pontos e traços.
  • Ao acessar o Esolis, o candidato deverá selecionar o processo seletivo em questão, preencher corretamente os formulários e enviar corretamente a documentação exigida para que sua pré-matrícula seja efetuada.
  • O candidato que não apresentar a documentação exigida perderá o direito à vaga. O candidato poderá editar sua solicitação até o final do período de pré-matrícula.
  • Em seguida vem a confirmação de matrícula, realizada de forma virtual durante os primeiros cinco dias letivos do semestre de ingresso, de acordo com as orientações do campus.
  • Outra fase importante é a comprovação da veracidade da documentação, realizada de forma presencial, conforme cronograma a ser publicado na página eletrônica do IFCE/Sisu, quando forem retomadas as atividades presenciais. A comprovação dos documentos deverá ser feita no campus para o qual o candidato pleiteou vaga.

Heteroidentificação

A aferição de heteroidentificação também será realizada posteriormente para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) que tenham se matriculado nas vagas ofertadas a pretos, pardos e indígenas.

Cronograma Sisu 2021

  • Inscrições: 06/04/2021 a 09/04/2021;
  • Resultado da Chamada regular: 13/04;
  • Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular: 14/04 a 19/04;
  • Lançamento das vagas ocupadas na chamada regular: 14/04 a 23/04;
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 13/04 a 19/04;
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 23/04.

Compartilhar