IFRS abre inscrições para o vestibular 2021
O instituto utilizará a nota do Enem, que tenha sido realizado entre os anos de 2010 e 2020, como critério de seleção para os seus cursos de graduação.


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com as inscrições abertas para o processo seletivo 2021 a partir desde segunda, dia 22 de março. Os alunos interessados podem se inscrever, sem taxa, até 04 de abril pelo site da instituição.
Sobre a seletiva
O IFRS utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção dos candidatos. Podem participar os alunos que realizaram o exame entre os anos de 2010 e 2020.
Conforme descrito no edital do vestibular, o resultado do vestibular, assim como as orientações para a matrícula, deve ser divulgado no dia 19 de abril. Os selecionados devem realizar a matrícula já no dia seguinte, dia 20. Também estão previstas mais duas convocações, segundo o edital, que devem ocorrer nos dias 14 e 28 de maio. A chamada pública sai no dia 11 de junho.
Oportunidades
Neste processo seletivo, o instituto está oferecendo 959 vagas em cursos de nível superior. Dessas vagas, 80% são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (com cotas para pretos, pardos e indígenas). As vagas estão distribuídas entre as seguintes cidades:
- Porto Alegre
- Bento Gonçalves
- Farroupilha
- Viamão
- Veranópolis
- Vacaria
- Sertão
- Rolante
- Rio Grande
- Restinga
- Osório
- Ibirubá
- Feliz
- Erechim
- Caxias do Sul
- Canoas
Vagas em cursos técnicos
As inscrições para os cursos técnicos do IFRS também estão abertas. Os interessados têm até o dia 04 de abril para se inscreverem, de maneira gratuita. As vagas, assim como o critério de seleção, estão divididas conforme a modalidade do curso. Confira:
- Cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio: sorteio público;
- Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: metade dos estudantes pelo Enem e metade por sorteio.