Inep divulga edital para Encceja 2020

De acordo com instituição, inscrições para o programa deverá começar em janeiro de 2021 e serão gratuitas.

Inep divulga edital para Encceja 2020Inep divulga edital para Encceja 2020

Por PRASABER

Em novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União o edital com todas as informações sobre o processo seletivo do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020.

No documento, é possível conferir a data que inicia as inscrições, além de como se inscrever e o dia de aplicação da prova, que, em decorrência da pandemia do corona vírus, acontecerá em um único dia.

O que é o Encceja?

O Encceja é a solução encontrada pelo Ministério da Educação, visando simplificar o acesso a diplomas de ensino fundamental e médio de estudantes que precisaram parar de estudar. Como se trata de uma prova que concede esse benefício para o aprovado, o Encceja não exige o retorno do estudante à sala de aula, podendo ele se preparar sozinho para o exame.

Quem pode participar do Encceja 2020?

O programa é uma prova de certificação para o ensino fundamental e médio. Ela é aberta a brasileiros de ao menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para ensino médio, que não tenham concluído seus estudos.
O Encceja é uma oportunidade para quem não conseguiu concluir qualquer dessas etapas da vida estudantil, mas que reúne os conhecimentos associados a ela. Por esse motivo, ele é gratuito e aberto a todas as pessoas que tenham o interesse, desde que estejam acima da idade mínima para a formação em questão.

Processo seletivo Encceja 2020

De acordo com edital, as inscrições deverão começar no dia 11 de janeiro de 2021 e se encerrar 22 de janeiro. Os interessados deverão acessar o portal do Inep e preencher o formulário de inscrição, que é gratuita.

Aplicação da prova

A prova, diferente dos anos anteriores, acontecerá em um único dia, em 25 de abril, em todos os Estados e Distrito Federal.

Para estudantes do ensino fundamental, a prova contemplará 30 questões sobre Ciências Naturais e Matemática e 30 dedicada às matérias de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Já para candidatos do ensino médio terão 30 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e também 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para mais informações, basta conferir o edital do Encceja 2020 ou acessar o site do Inep.

Compartilhar