Inep divulga edital para Enem 2021 com datas oficiais

Após período de indecisão, foi determinado o calendário para o exame, que seguirá com uma série de novidades no processo.

Inep divulga edital para Enem 2021 com datas oficiaisInep divulga edital para Enem 2021 com datas oficiais

Por PRASABER

Foi publicano no Diário Oficial da União (DOU) o edital para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nele, são divulgadas as datas que acontecerão as inscrições e a aplicação dos exames, além da publicação de resultados.

Como novidade, o edital traz mudanças na aplicação da versão digital e impressa. Diferente das edições anteriores, ambas as avaliações serão aplicadas na mesma data. Foi uma maneira que o Inep encontrou de otimizar o tempo de criação dos cadernos, uma vez que os prazos estão reduzidos.

O Enem digital é um formato dedicado para estudantes que desejam realizar as provas de maneira informatizada. Com 101.100 vagas disponíveis em todo o Brasil, é importante destacar que mesmo na modalidade digital, o candidato deve se locomover até um local autorizado pelo Inep para o exame, ou seja, não é possível participar do processo em casa.

A diferença deste ano no Enem digital é que ele contará com adaptações para candidatos com necessidades especiais, como prova superampliada e com contraste, além da aplicação acontecer em ambientes com acessibilidade. Além disso, os cadernos e questões serão as mesmas da versão impressa do Enem, o que não aconteceu em edições anteriores.

Para não comprometer a qualidade do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadora oficial, também pensou em estratégias de transporte, armazenamento e desenvolvimento dos cadernos. Dentre as ações que deverão ser realizadas para isso, estão a otimização do transporte e prorrogação do contrato com a gráfica responsável pela edição de 2020.

O edital do Enem 2021 ainda traz a versão oficial do calendário do exame. O documento prevê o início das inscrições no dia 30 de junho e as provas, em meados de novembro. Confira o calendário completo:

Período de inscrições: 30/6 a 14/7

Solicitação de atendimento especializado: 30/6 a 14/7

Solicitação de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7

Aplicação das provas: 21 e 28/11

Para confirmar sua participação, ainda, o estudante que não fez a solicitação de isenção deverá realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$85 até o dia 19 de julho.

Disciplinas

O Inep manteve os quatro cadernos de questões. No primeiro dia de prova, 21 de novembro, será aplicadas 45 questões do caderno Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da elaboração de uma redação. Já no segundo dia, 28 de novembro, os candidatos deverão responder 45 perguntas objetivas de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Assim como nas edições passadas, os portões dos locais das provas devem abrir a partir das 12h e fechar às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30, se encerrando à 19h, no primeiro dia, e 18h30 no segundo.

Como protocolo de segurança e prevenção da Covid-19, o Enem 2021 seguirá as mesmas regras aplicadas em 2020, com o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel para higienização durante as provas.

Para conferir o edital completo do Enem impresso ou digital, acesse o portal do Inep.


Compartilhar