Inep divulga edital para Enem 2021 com datas oficiais
Após período de indecisão, foi determinado o calendário para o exame, que seguirá com uma série de novidades no processo.


Foi publicano no Diário Oficial da União (DOU) o edital para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nele, são divulgadas as datas que acontecerão as inscrições e a aplicação dos exames, além da publicação de resultados.
Como novidade, o edital traz mudanças na aplicação da versão digital e impressa. Diferente das edições anteriores, ambas as avaliações serão aplicadas na mesma data. Foi uma maneira que o Inep encontrou de otimizar o tempo de criação dos cadernos, uma vez que os prazos estão reduzidos.
O Enem digital é um formato dedicado para estudantes que desejam realizar as provas de maneira informatizada. Com 101.100 vagas disponíveis em todo o Brasil, é importante destacar que mesmo na modalidade digital, o candidato deve se locomover até um local autorizado pelo Inep para o exame, ou seja, não é possível participar do processo em casa.
A diferença deste ano no Enem digital é que ele contará com adaptações para candidatos com necessidades especiais, como prova superampliada e com contraste, além da aplicação acontecer em ambientes com acessibilidade. Além disso, os cadernos e questões serão as mesmas da versão impressa do Enem, o que não aconteceu em edições anteriores.
Para não comprometer a qualidade do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadora oficial, também pensou em estratégias de transporte, armazenamento e desenvolvimento dos cadernos. Dentre as ações que deverão ser realizadas para isso, estão a otimização do transporte e prorrogação do contrato com a gráfica responsável pela edição de 2020.
O edital do Enem 2021 ainda traz a versão oficial do calendário do exame. O documento prevê o início das inscrições no dia 30 de junho e as provas, em meados de novembro. Confira o calendário completo:
Período de inscrições: 30/6 a 14/7
Solicitação de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
Solicitação de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
Aplicação das provas: 21 e 28/11
Para confirmar sua participação, ainda, o estudante que não fez a solicitação de isenção deverá realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$85 até o dia 19 de julho.
Disciplinas
O Inep manteve os quatro cadernos de questões. No primeiro dia de prova, 21 de novembro, será aplicadas 45 questões do caderno Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da elaboração de uma redação. Já no segundo dia, 28 de novembro, os candidatos deverão responder 45 perguntas objetivas de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Assim como nas edições passadas, os portões dos locais das provas devem abrir a partir das 12h e fechar às 13h. A aplicação das provas terá início às 13h30, se encerrando à 19h, no primeiro dia, e 18h30 no segundo.
Como protocolo de segurança e prevenção da Covid-19, o Enem 2021 seguirá as mesmas regras aplicadas em 2020, com o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel para higienização durante as provas.
Para conferir o edital completo do Enem impresso ou digital, acesse o portal do Inep.