Inep divulga o resultado do Enem 2020
As notas estão disponíveis na Página do Participante. Para treineiros, o acesso só estará disponível em maio.


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta segunda-feira (29). As notas podem ser acessadas pela Página do Participante.
O sistema apresenta problemas neste momento, com instabilidade relatada por estudantes de todo o país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na última sexta-feira, 26 de março, que o resultado do Enem 2020 sairia hoje após às 18h. A Página do Participante pode ter caído por causa da grande quantidade de estudantes que tentaram acessá-la neste horário.
Foram divulgadas as notas dos estudantes que já concluíram o ensino médio. Os candidatos das demais séries, os treineiros, só poderão acessar o resultado do Enem 2020 em maio.
Como consultar o resultado?
Ao entrar na Página do Participante, a personagem Nanda lhe dará boas-vindas e apresentará o ícone “Entrar com gov.br” para que você possa clicar e ser redirecionado ao login único do Governo Federal.
1- Na página do gov.br, informe seu CPF e clique em “avançar”.
2 – Na página seguinte, informe sua senha de acesso. Pronto! Você será redirecionado (a) novamente para a Página do Participante e poderá ver suas notas!
Recuperação de senha
Desde que o gov.br passou a ser utilizado com login para o Enem, a recuperação de senha dos participantes mudou. Caso queira recuperar seu acesso, siga os passos abaixo:
1- Quando tiver informado o CPF em gov.br e clicado em avançar, aparecerá o campo de colocar a senha. Então, clique em “Esqueci minha senha”.
2 – Abrirá uma página de recuperação de senha, local em que você terá que marcar a opção “Não sou um robô” e clicar em avançar.
Em seguida, o portal dará algumas opções para que uma nova senha seja gerada:
- Validação facial no aplicativo Meu gov.br: para usuários que tenham título de eleitor ou CNH;
- Bancos credenciados: autenticação de seu banco;
- E-mail: envio de código de acesso para o e-mail cadastrado;
- Celular: envio de código de acesso para o seu celular cadastrado;
- Internet Banking: um passo-a-passo de recuperação próprio pelo internet banking.
Basta escolher a sua opção e redefinir a senha! Com a senha redefinida, faça o login no gov.br e seja redirecionado para a Página do Participante.
Como foram as provas?
Em relação ao formato, o Enem 2020 não sofreu alterações. Suas provas foram compostas por 180 questões objetivas e uma redação. Veja como foi a divisão:
1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 de Ciências Humanas + Redação
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Matemática
Como é calculada a nota do Enem?
A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que leva em considerações fatores como dificuldade da questão, número de acertos do participante e quantidade de estudantes que acertaram a pergunta. Por isso é possível que duas ou mais pessoas acertem o mesmo número de questões e tenham notas finais diferentes. A métrica utilizada pelo Inep para calcular a pontuação da prova objetiva permite até mesmo identificar possíveis chutes dos estudantes.
Como é definida a nota da Redação?
A nota da redação vai de zero a mil, pontuação que é dividida em cinco competências de no máximo 200 pontos cada. O texto é avaliado por dois corretores e caso haja grande divergência nas notas um terceiro avaliador faz a correção.
As competências avaliadas são:
1) Ter domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreender a proposta de redação;
3) Saber selecionar e organizar as informações;
4) Saber argumentar;
5) Elaborar uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos e considerando as diversidades socioculturais.
Algumas situações levam ao zero diretamente:
- Fuga total ao tema;
- Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa;
- Texto com até 7 linhas;
- Palavrões, ofensas, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto desconectada do tema proposto;
- Redação em branco, mesmo com texto em rascunho;
- Cópia do texto motivador;
- Assinar a folha da redação;
- Escrever em outra língua que não o português.
Agora que você já pode conferir os resultados, saiba que no Pravaler você financia seus estudos sem a nota do Enem! Aqui você não precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio para começar a estudar e você pode financiar o semestre todo na primeira contratação. Simule aqui.