Enem: Inep reabre inscrições e agenda nova rodada de provas para janeiro

Novo prazo para inscrições vai até 26 de setembro. Provas da nova rodada serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Enem: Inep reabre inscrições e agenda nova rodada de provas para janeiroEnem: Inep reabre inscrições e agenda nova rodada de provas para janeiro

Por PRASABER

O Instituto Nacional de Pesquisas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que vai reabrir as inscrições do Enem 2021 aos participantes que tiveram isenções negadas por terem faltado na edição do ano passado. O prazo foi aberto e vai até as 23h59 do dia 26 de setembro e, para os novos candidatos, o tempo de aplicação do teste é 9 e 16 de janeiro de 2022.

Vale ressaltar que os participantes inscritos manterão a inscrição para o exame nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. A decisão do Inep foi tomada dez dias após o Supremo Tribunal Federal analisar as ações movidas pela Educafro e outras entidades relacionadas à educação e partidos políticos, e decidiu reabrir o pedido de isenção.

O edital do MEC estipula que quem desistiu da taxa de inscrição em 2020 e perdeu a data do exame só pode ter a gratuidade novamente em 2021 se comprovar o motivo da ausência. No entanto, muitos alunos perderam o prazo por conta do receio de serem contaminados pela Covid-19 antes que a vacina estivesse disponível – motivo que não foi aceito pelos padrões especificados na notificação.

No ano passado, foram 5,7 milhões de assinantes, mas esta é a versão com mais abstenções desde 2009. No Enem digital, essa proporção chega a 70% e, no impresso, a 50%

Compartilhar