Inscrições para a lista de espera do ProUni 2022/1 já podem ser feitas

Conforme o cronograma divulgado, a lista de pré-selecionados deve sair amanhã, no dia 07 de abril.

Inscrições para a lista de espera do ProUni 2022/1 já podem ser feitasInscrições para a lista de espera do ProUni 2022/1 já podem ser feitas

Por PRASABER

O Ministério da Educação (MEC) deu início hoje, 04 de abril , ao prazo de inscrições para a lista de espera da primeira edição de 2022 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O prazo encerrou dia 05 de abril.

Conforme o cronograma divulgado, a lista de pré-selecionados deve sair no dia 07 de abril.

ProUni 2022/1

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição particular de ensino puderam se inscrever entr os dias 22 e 25 de fevereiro, na primeira edição de 2022 do ProUni.

Puderam se inscrever no Programa Universidade Para Todos 2021/1 estudantes que se enquadraram nos requisitos para ganhar a bolsa do Prouni:

  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Enem

Outro requisito obrigatório para se inscrever no ProUni 2022/1 é ter feito o Enem. Normalmente, o estudante precisa ter participado da última edição do exame educacional; no caso, do Enem 2021.

No entanto, conforme decreto publicado, nesta edição o ProUni também aceitou as notas do Enem 2020 com o objetivo de ampliar o acesso de mais candidatos às bolsas de estudo.

Importante: para quem fez o Enem 2021 e o Enem 2020, o sistema de inscrição considerou, automaticamente, a edição na qual o estudante atingiu a nota mais alta.

É preciso ter obtido no exame notas acima de 450 pontos nas provas do Enem e nota diferente de zero na redação.

Bolsas de estudo

No ProUni, os candidatos podem obter bolsas de estudos integrais ou parciais (50%). Para isso, é necessário comprovar os seguintes dados:

  • Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quantidade de bolsas distribuídas pelo Prouni

O ProUni 2022/1 ofereceu 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais. Segundo o MEC, este é o maior número de bolsas disponibilizadas desde a primeira edição do programa, em 2005.

No total, os candidatos pueram escolher entre 19.584 opções de cursos de graduação. As carreiras são ministradas em 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal.

Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas foram : São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Para mais informações acesse o Site do ProUni ou consulte o edital.

Compartilhar