Inscrições para vestibular da PUC-Rio tem data prorrogada

Universidade decide estender prazo para receber candidatos ao processo seletivo de 2021.

Inscrições para vestibular da PUC-Rio tem data prorrogadaInscrições para vestibular da PUC-Rio tem data prorrogada

Por PRASABER

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) divulgou que o prazo para receber novas candidaturas ao vestibular 2021 foi estendido. Agora, o estudante que tiver interesse em participar do processo seletivo terá até o próximo dia 5 de outubro para efetivar a sua inscrição no portal da universidade.

Vale destacar que, além de preencher suas informações pessoais, o candidato deverá fazer um teste de compatibilidade em seu computador, para verificar as condições técnicas do equipamento, uma vez que as provas serão aplicadas virtualmente. O teste estará disponível entre os dias 18 e 20 de outubro para os inscritos.

O processo seletivo da PUC-Rio está previsto para acontecer nos dias 25 de outubro e 1º de novembro ainda deste ano. As avaliações contarão com questões de múltipla escolha de Português e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Geografia e História, Biologia, Física e Química, além de uma redação.

Oportunidades de ingresso

Estão previstas cerca de 1.413 vagas para o primeiro semestre de 2021, sendo mais que a metade destinada aos candidatos que realizarem as provas.

No entanto, a PUC-Rio também aceitará as notas das edições de 2015 a 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que o candidato não tenha zerado nenhuma prova e tenha nota mínima de 300 pontos na prova de Redação e na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Uma outra alternativa para os interessados são as notas do Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB (International Baccalaureate Diploma Programme), que poderão ser utilizados como forma de garantir uma das vagas disponíveis.

Resultado vestibular PUC-Rio 2021

A primeira chamada dos aprovados no processo seletivo tem previsão de acontecer no dia 16 de novembro. Já as convocações complementarem devem ser realizadas a partir do dia 1º de dezembro de 2020.

Se prepare para o vestibular da PUC-Rio

O vestibular da PUC-Rio, assim como outros processos seletivos, não informa ao certo os assuntos que levarão nas provas. No entanto, para que o candidato consiga se preparar, é disponibilizado o Manual do Candidato, com informações sobre o que será cobrado na prova.

Além disso, vale o estudante se atentar aos temas apresentados no período de ensino médio e atualidades do país e do mundo, já que boa parte das questões para vestibular são baseadas nesses conteúdos.

Alguns cursos contam com provas ou etapas específicas. Nesses casos, a exigência de preparação é apresentada já no edital e o candidato poderá se preparar para ela com um tempo adequado.

No geral, é comum que as provas da PUC sigam a seguinte estrutura: uma fase geral e uma específica. Na fase geral, o aluno responde um questionário com perguntas objetivas. Na fase específica, que seria relativa à segunda fase, ele realiza provas específicas de acordo com o curso pretendido.

Também é necessário fazer uma prova de redação. Ela pode ser no formato dissertação, narração, carta ou ainda alternar entre diferentes gêneros, a depender de cada unidade.

Para mais informações ou conferir o edital completo do vestibular 2021 da PUC-Rio, acesse o site www.puc-rio.br.

Compartilhar