MEC anuncia alteração nas regras de vagas remanescentes do Fies 2021 para o 2º semestre

A classificação das vagas remanescentes do Fies 2021/2 não será mais por ordem de inscrição, mas sim pela ordem do resultado do Enem

MEC anuncia alteração nas regras de vagas remanescentes do Fies 2021 para o 2º semestreMEC anuncia alteração nas regras de vagas remanescentes do Fies 2021 para o 2º semestre

Por PRASABER

Ontem, dia 25 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou oficialmente as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. A portaria mudou o critério de seleção das vagas remanescentes, agora, sendo pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Houve reclamações dos estudantes sobre a seleção da ordem por inscrição, onde muitas vezes o sistema falhava durante o processo e ocorria até do candidato perder a vaga. Lembrando que as vagas remanescentes da edição do Fies para o semestre continuam valendo as mesmas regras anteriores.

No modelo anterior, as vagas remanescentes do Fies eram preenchidas pela ordem de inscrição dos candidatos, o que em algumas vezes poderia ocasionar problemas para os candidatos caso o sistema do Fies tivesse alguma instabilidade.

Agora, após as alterações, a seleção é realizada de forma similar com as vagas regulares do Fies, já que o estudante é classificado pelo seu desempenho da prova do Enem, levando em contato também os critérios de renda econômica.

Fies 2021/1

As inscrições para o Fies 2021 do primeiro semestre teve início hoje, dia 26. O prazo segue até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro.

Os interessados para participar do primeiro semestre do Fies 2021, devem realizar o cadastro no login único no site do Governo Federal e se inscrever no site do Fies. Para a inscrição no programa é necessário escolher até três opções de curso/instituição/turno, por ordem de preferência do candidato.

Para realizar a inscrição no Fies, será necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Possuir renda de até três salários-mínimos por pessoa da família;
  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2019, desde que as notas da prova sejam acima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Para o ano de 2021, o Fies conta com 93 mil vagas, sendo 40 mil destinados para esse semestre.

Cronograma Fies

Segundo o cronograma do Fies, a previsão é que a lista de aprovados do primeiros semestre do Fies 2021, seja divulgado no dia 2 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão completar as informações prestadas no momento da inscrição nos dias 03 e 05 de fevereiro de 2021.

Vagas remanescentes

Para conseguir concorrer as vagas remanescente os candidatos precisam ter realizado uma edição do Enem de 2010 a 2020. A média mínima requisitada é de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação, assim como também a renda mensal de até salários-mínimos por pessoa da família.

Lista de Espera

Os candidatos que não forem convocados na chamada única regular estarão automaticamente na lista de espera do Fies 2021/1. A convocação da lista será realizada de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021. Os candidatos podem acompanhar a pré-seleção pelo site do Fies.

Os pré-selecionados na lista de espera deverão seguir o mesmo processo de validação da CPSA e fechamento de contrato.

Confira mais detalhes no edital do Fies 2021/1.

Compartilhar