MEC anuncia que aulas presenciais em universidades federais devem retornar em janeiro de 2021

Portaria que autorizada aulas remotas revoga permissão, autorizando apenas que as aulas online sejam complementares a eventuais perdas de conteúdo em 2020.

MEC anuncia que aulas presenciais em universidades federais devem retornar em janeiro de 2021MEC anuncia que aulas presenciais em universidades federais devem retornar em janeiro de 2021

Por PRASABER

Hoje, 02, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial uma nova determinação que revoga o decreto feito no início do ano, de que as atividades e aulas das universidades federais, indicadas inicialmente como presenciais, poderiam acontecer de maneira remota.

No início do ano, em março, o MEC decidiu por cancelar qualquer atividade presencial das universidades visto o avanço da pandemia do corona vírus. A decisão autorizada que as aulas online contasses como dias letivos e equivalessem às presenciais até dezembro deste ano.

Agora, o Ministério atualizou a Portaria e a partir de 04 de janeiro de 2021, todas as universidades federais deverão retornar com as atividades normais e presenciais em suas instituições.

Vale destacar que a Portaria ainda reforça que é de total responsabilidade das universidades que no retorno existam protocolos de biossegurança, para oferecer recursos e ferramentas que garantam a integridade da saúde dos alunos e docentes. Além disso, também é autorizado a utilização de ferramentas online para complementar as possíveis perdas de conteúdo deste ano, decorrentes da pandemia.

As universidades estão se reunindo para discutirem as melhores alternativas para seguir com a determinação e o retorno das aulas presenciais. Para acompanhar o desfecho de cada instituição, basta acessar o portal de cada uma delas. Além disso, é possível conferir a determinação completa feita pelo MEC no site oficial do Ministério.


Fonte: Globo.com

Compartilhar