MEC divulga primeira chamada do Prouni 2021
Selecionados devem comprovar informações de inscrição até 27 de janeiro nas instituições que ofertam as bolsas de estudos.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (19), os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Para acessar o resultado, é só acessar a página oficial do programa.
Conforme o calendário, os estudantes pré-selecionados devem comprovar as informações dadas na inscrição até dia 27 de janeiro, na instituição de ensino escolhida para a bolsa de estudos. Os horários e os locais da entrega dos documentos variam de acordo com cada universidade e é preciso entrar em contato direto para conferir.
Segunda chamada
Segundo o cronograma do Prouni 2021.1, a segunda chamada para o programa está prevista para o dia 01 de fevereiro. Assim como na primeira chamada, os convocados desta lista devem comprovar as informações prestadas na inscrição, entregando os documentos na instituição de ensino até o dia 09 de fevereiro.
Lista de espera
Para se inscrever na lista de espera do Prouni e tentar uma vaga após as chamadas oficiais, os interessados devem acessar o portal do programa nos dias 18 e 19 de fevereiro. O resultado está previsto para o dia 22 de fevereiro e os selecionados devem comprovar as informações até o dia 25 do mesmo mês.
Prouni 2021.1
Por conta da pandemia, o Prouni 2021.1 utilizou as notas do Enem 2019 como critério de seleção de bolsas, disponibilizando 162.022 vagas, sendo 76.855 para bolsas integrais e 85.167 para bolsas parciais. Confira a diferença entre os dois tipos de bolsas que o programa oferece:
- Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
- Bolsa parcial (50% do valor): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Critérios de seleção
Para a edição do Prouni 2021.1, foram usadas as notas do Enem 2019, uma vez que a edição de 2020 foi adiada por conta da pandemia. Para que os interessados pudessem participar, foi preciso apresentar notas acima de 450 pontos nos cadernos do exame e não ter zerado a redação.
Além disso, para se inscrever, os candidatos precisavam ter cursado todo o ensino médio na rede pública (ou rede particular com bolsa integral da escola); ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino.
Para mais informações, acesse o portal do Prouni.