MEC prorroga validação dos documentos para vagas no Fies 2020

O prazo para validação dos documentos do Fies 2020 foi ampliado até 31 de dezembro 2020.

MEC prorroga validação dos documentos para vagas no Fies 2020MEC prorroga validação dos documentos para vagas no Fies 2020

Por PRASABER

O prazo para validação dos documentos do Fies 2020 foi prorrogado até 31 de dezembro 2020. Além disso, o aditamento de renovação semestral também foi adiado. Agora os estudantes terão até 15 de janeiro de 2021 para realizar o procedimento.

Dessa forma, as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), criadas em cada instituição que participa do Fies 2020, terão até o dia 31 de dezembro de 2020 para realizar a validação das inscrições das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil.

Para ter suas informações validadas, o estudante interessado precisa entregar toda a documentação necessária. Confira alguns dos documentos solicitados:

  • Documentos de identificação: RG, CPF, Título de Eleitor, Habilitação, certidão de nascimento ou casamento, etc.
  • Comprovantes de residência: Contas de água, luz, boletos, faturas, documentos que contenham as informações de residência do candidato.
  • Comprovantes de rendimentos- Contracheque, declaração de imposto de renda de pessoa física, entre outros.

Adiantamento do Fies 2020 tem prazo prorrogado

Fundado em 1999, o Fies é o programa do governo que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos, especificamente em instituições privadas. O benefício destina-se aos estudantes que não dispõem de recursos financeiros para quitar as mensalidades.

Com a novidade divulgada no Diário Oficial da União, as instituições estão obrigadas a aceitar os documentos de regularidade de matrícula mesmo que ele esteja vencido.

O primeiro passo para fazer o adiantamento é acessar o portal e conferir se as informações que estão no sistema estão corretas.

O prazo anterior era até o dia 31 de dezembro de 2020. Agora o estudante ganhou mais tempo para o procedimento. O prazo vai se encerrar em 15 de janeiro de 2021.

Fies 2021

O estudante interessado em participar da seleção do Fies 2021, precisará cumprir com algumas exigências do programa, tais como:

  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 em alguma de suas edições;
  • Ter atingido nota igual ou superior a 450 pontos;
  • Possuir nota superior a zero na redação.

Além disso, o candidato ainda terá que comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 5 salários mínimos e indicar um fiador para que possa apresentá-lo presencialmente ao banco.

Para conseguir taxa de juro zero, o candidato deve se inscrever na modalidade Novo Fies, que requer renda familiar bruta de até 3 salários mínimos. Se for inscrever na modalidade P-Fies, a renda familiar bruta por capita do candidato deve ser entre 3 a 5 salários mínimos. E, para essa modalidade, existe taxa de juro de financiamento.

A data de inscrição no Fies 2021 é de 26 até 29 de janeiro de 2021.


Fonte: Tudo Bahia

Compartilhar