Novo edital para vestibular 2021 é publicado pela UERJ

Universidade divulga detalhes do processo seletivo e prevê início das inscrições na próxima quinta-feira, 29.

Novo edital para vestibular 2021 é publicado pela UERJNovo edital para vestibular 2021 é publicado pela UERJ

Por PRASABER

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) publicou na última sexta-feira (23) o novo edital para o vestibular 2021. Como já era previsto pela instituição, em decorrência da pandemia do Coronavírus, a edição do próximo ano do processo seletivo terá um formato mais compacto do que as versões anteriores.

Com vagas disponíveis para mais de 60 cursos, o edital de convocação para o vestibular 2021 divulga informações sobre o conteúdo programado para as avaliações, as competências exigidas para cada curso e o calendário completo.

A edição contará com apenas um exame de qualificação, além do exame discursivo. A primeira etapa será de avaliação com 60 questões objetivas de múltipla escolha das matérias de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já a segunda etapa, do exame discursivo, será composta por uma redação e duas provas de disciplinas específicas para o curso escolhido pelo candidato.

Para as duas etapas, a Uerj indica, ainda, alguns livros para que os candidatos se preparem. A universidade também contribui para os estudos com palestras online sobre temas que cairão nas provas. Confira a relação de livros publicada para o vestibular Uerj:

Livros indicados

Exame de Qualificação: Prova de Linguagens – Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

Exame Discursivo: Redação – 1984, de George Orwell; Prova de Língua e Literatura Portuguesa – Sonetos, de Luís de Camões

Além da lista de livros, os candidatos também terão acesso via edital a relação de temas escolhidos para as provas de todas as matérias, incluindo a prova objetiva.

Inscrições

As inscrições começam a ser recebidas a partir do próximo dia 29 de outubro, quinta-feira, e devem se encerrar no dia 18 de novembro. A primeira etapa do processo está prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2021 e a segunda, em 25 de abril.

Para se candidatar, o interessado deverá acessar o portal da Uerj e preencher o cadastro completo, com seus dados pessoais, informações socioculturais e o curso de interesse. Após o pré-cadastro, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$72,00. A confirmação de sua inscrição acontecerá a partir do envio do Cartão de Confirmação de Inscrição, via e-mail indicado.

A UERJ

Criada a partir da fusão da Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e da Faculdade de Ciências Médicas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro nasceu em meados do ano de 1950. Ao longo dessas décadas, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do País. Sua importância no espaço acadêmico brasileiro pode ser atestada pela qualidade da formação superior que oferece, pelo valor da sua produção científica, pelas centenas de projetos de extensão em desenvolvimento, pela promoção da cultura e pelos inúmeros serviços prestados à população.

Hoje, a universidade conta com 16 campis e unidades externas, cerca de 43 mil alunos e 2.800 docentes para mais de 90 cursos de graduação, 63 cursos de mestrado e 46 de doutorado, além de manter ativa 2 unidades de saúde e mais de 500 unidades de análise laboratorial.

Compartilhar