Programa abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Incentivo promovido pelo governo federal conta com mais de 6 mil vagas gratuitas para diferentes partes do Brasil.

Programa abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissionalPrograma abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Por PRASABER

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Economia, está promovendo o programa Qualifica Mais-Emprega Mais, uma iniciativa para jovens adultos se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho.

Com cerca de 6.069 vagas, o programa piloto vai oferecer três alternativas de cursos gratuitos, com 200 horas de duração cada, para qualificação na área de tecnologia da informação e comunicação.

Os cursos oferecidos na primeira edição são para a qualificação em programação web, de sistemas e de dispositivos móveis. Além do curso, a ação também auxilia o estudante que concluir as aulas na sua inserção no mercado de trabalho.

O programa aceitará inscrições de jovens com até 29 anos que, comprovadamente, terminaram o ensino médio, em escolas da rede pública ou privada. É necessário, também, ser residente das 11 regiões metropolitanas participantes, são elas:

• Salvador e região metropolitana (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC/BA)
• Fortaleza e região metropolitana (Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece/CE)
• Brasília e região metropolitana (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF)
• Belo Horizonte e região metropolitana (Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig/MG)
• Recife e região metropolitana (Secretaria de Educação e Esportes – SEE/PE)
• Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Curitiba e regiões metropolitanas (Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina – SED/SC)
• São Paulo, Campinas e regiões metropolitanas (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza– CPS/SP)

As aulas acontecerão no modelo de ensino a distância (EAD), portanto, é importante que o estudante tenha fácil acesso à internet para participar de todas as atividades.

Como participar?

O estudante tem até o dia 11 de abril para efetivar sua candidatura. Para se inscrever, basta acessar a plataforma EduLivre e preencher a trilha educacional disponibilizada, onde é possível conhecer o contexto das profissões que estão dentro do programa no mercado de trabalho.

Na trilha educacional, os candidatos terão acesso também informações sobre o curso e uma série de exercícios sobre o conteúdo apresentado.

No dia 12 de abril, as pessoas que acessaram a trilha educacional serão selecionadas e receberão um e-mail para confirmar sua matrícula, que será encaminhada para uma das instituições parceiras do programa.

Para mais informações, acesse o portal do MEC.

Compartilhar