Programa de apoio a jovens negros que querem entrar na faculdade com inscrições abertas

Iniciativa é voltada para que jovens negros de São Paulo e região metropolitana possam chegar ao ensino superior. Inscrições terminam hoje, 31 de agosto.

Programa de apoio a jovens negros que querem entrar na faculdade com inscrições abertasPrograma de apoio a jovens negros que querem entrar na faculdade com inscrições abertas

Por PRASABER

O programa Já É:Educação para Equidade Racial, iniciativa do Fundo Baobá em parceria com a Citi Foundation, braço de investimentos sociais do Citi, terminam na segunda-feira, dia 31 de agosto, às 23h59. O objetivo é oferecer condições mais favoráveis para que jovens negros da cidade de São Paulo e região possam ter um acesso mais justo a universidade.

O Programa Já É inclui, além de bolsa de estudos em cursinho preparatório para o vestibular, mentoria para enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo e para a ampliação das habilidades socioemocionais e vocacionais. Além disso, despesas de transporte e alimentação serão custeadas ao longo do programa, que terá duração de 12 meses a partir de março de 2021, podendo ser estendido para 18 meses.

Serão selecionados 100 jovens, entre 17 e 25 anos, que já tenham finalizado ou estejam cursando, em 2021, o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que residam na cidade de São Paulo ou região metropolitana. Serão aceitas inscrições de estudantes de ambos os sexos e diferentes identidades de gênero e orientação sexual.

As inscrições poderão ser realizadas pelo site do Fundo Baobá, onde candidatos(as) podem encontrar o formulário e orientações sobre seu preenchimento.

Processo seletivo do projeto

A primeira fase da seletiva será eliminatória, com base na análise dos materiais de inscrição, e acontecerá no período de 4 a 23 de setembro de 2020. A segunda etapa será classificatória e acontecerá de 5 de outubro a 10 de novembro, com entrevista individual virtual, conduzida por profissionais especializados.

Uma terceira etapa, também classificatória, acontecerá entre 23 a 30 de novembro de 2020. Ela será realizada por um comitê de seleção formado por membros dos órgãos de governança e especialistas na área de educação. A lista final será divulgada no site do Fundo Baobá e redes sociais até o dia 10 de dezembro deste ano.

Compartilhar