Programa receberá inscrições para 16 mil bolsas universitárias em Manaus
Bolsa Universidade conta com parceria de 13 instituições da região e oferece vagas para estudantes de baixa renda da capital do Amazonas.


Em uma parceria entre a Prefeitura da cidade de Manaus e instituições de ensino superior da região, o programa Bolsa Universidade começa a receber em maio inscrições para 16 mil oportunidades de bolsa de estudos integrais ou parciais.
Com organização da Semad (Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão), o projeto é sem custos para o município e se tornou uma alternativa de contribuir com o acesso à educação superior em Manaus de estudantes de baixa renda.
Serão contemplados 504 bolsas de 100%, 6 mil de 75% e mais de 9 mil subsídios de 50% para cerca de 49 cursos de graduação de diferentes áreas do mercado. As 13 universidades participantes do programa são:
- Faculdade Boas Novas
- Faculdade Salesiana Dom Bosco (zona leste)
- Esbam
- Estácio, Fametro (Chapada
- Fucapi
- Iaes Faculdade do Amazonas
- Faculdade Materdei
- Nilton Lins (Parque das Laranjeiras, Japiim e zona leste)
- Faculdade Santa Teresa (Vieiralves e zona norte)
- Ulbra
- Uninassau
- Uninorte (Centro, Cidade Nova e Plaza)
As inscrições deverão acontecer entre 03 e 17 de maio, através do site oficial do Bolsa Universidade. Para participar, o candidato deverá comprovar que reside na capital amazonense e que possui uma renda familiar de até 1,5 salário-mínimo. Além disso, deverá ter concluído o ensino médio – em instituições da rede pública ou privada, não ter nenhum diploma universitário e não ter se matriculado em nenhuma universidade no período do processo seletivo.
Na primeira etapa, além do candidato preencher suas informações socioeconômicas e pessoais, deverá entregar documentos de identificação e comprovação. Ele também precisará indicar o curso, turno e instituição desejadas para ter o benefício da bolsa de estudos do programa.
A segunda fase do processo conta com análise dos candidatos feita pela Semad, onde eles confirmarão as informações cadastradas e selecionarão os perfis que se encaixam nas exigências do Bolsa Universidade.
A classificação acontecerá a partir da análise socioeconômica dos candidatos, obedecendo o critério de menor renda para a maior e a quantidade de vagas disponibilizadas em edital.
Mais informações podem ser encontradas no edital do Bolsa Universidade, disponibilizado no site oficial do programa.