Prouni – inscrições para bolsas remanescentes abrem em maio

Os interessados devem se inscrever entre os dias 03 e 04 de maio; o resultado está previsto para o dia 07 do mesmo mês.

Prouni – inscrições para bolsas remanescentes abrem em maioProuni – inscrições para bolsas remanescentes abrem em maio

Por PRASABER

Os interessados nas bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Prouni (Programa Universidade para Todos) já têm data certa de inscrição.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os estudantes devem se inscrever entre os dias 03 e 04 de maio, exclusivamente pela página do Prouni. 

Bolsas remanescentes

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no processo regular do Prouni 2021.1. O Prouni, programa do MEC em parceria com o Governo Federal, facilitada o acesso ao ensino superior de estudantes com baixa renda, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino privadas.

Novidade no processo

Este é o primeiro processo de vagas remanescentes em que a oferta se dará por ondem de desempenho obtido em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020.

Antes, a classificação para as bolsas que haviam “sobrado” no processo regular se dava com base no horário da inscrição do estudante. E, como o sistema apresentava instabilidade, esse sempre foi um processo bastante criticado pelos estudantes em todo o país.

Os estudantes que fizeram o Enem 2020 também poderão se inscrever para concorrer uma bolsa remanescente. O desempenho mínimo para a inscrição é de 450 pontos nas provas, além de não ter zerado a redação. 

Critérios socioeconômicos

Além de apresentar a nota mínimo no Enem, os interessados nas bolsas do Prouni estar dentro dos critérios socioeconômicos exigidos pelo programa. Para as bolsas integrais, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo e, para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Caso o estudante não se enquadre nos critérios socioeconômicos, também há a possibilidade de ingressar no ensino superior pagando menos por mês por meio de um financiamento estudantil privado, como o Pravaler. Nele, não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda mínima para solicitar o financiamento do curso, basta fazer uma simulação gratuita para conferir o valor das parcelas.

Calendário

  • Período de inscrição para bolsas remanescentes – 03 e 04 de maio;
  • Resultado – 07 de maio;
  • Entrega da documentação que comprove as informações declaradas – de 10 a 13 de maio.

Compartilhar