ProUni publica edital para o processo seletivo 2021/1

Resultados serão divulgados em janeiro e os candidatos poderão utilizar a nota do Enem 2019.

ProUni publica edital para o processo seletivo 2021/1ProUni publica edital para o processo seletivo 2021/1

Por PRASABER

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (15) o Edital do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Confira aqui o Edital!

O ProUni oferece bolsas de estudo em particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, no entanto, não será possível utilizar a nota da última edição do exame por conta das alterações do calendário provocadas pela pandemia de Covid-19. Por esse motivo, excepcionalmente, nessa edição será aceita a nota do Enem 2019. Os outros critérios, como média mínima de 450 pontos no exame e nota maior que zero na redação, ainda permanecem.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do ProUni 2021/1 além de ter passado pelas provas do Enem 2019 é preciso também ter cursado o ensino médio completo em escola pública; ter estudado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral; ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parte em colégio particular com bolsa integral; ser pessoa com deficiência (PcD) ou ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro pessoal da instituição e que esteja em exercício do magistério.

Além disso, é necessário comprovar a renda máxima para que o candidato possa se inscrever, sendo que o percentual da bolsa de estudos muda de acordo com os rendimentos do participante. São oferecidas bolsas de 100% para aqueles que tenham renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. Já as bolsas de 50% destinam-se aqueles com renda de até três salários mínimos por pessoa. Professores da rede pública que estejam em exercício do magistério estão dispensados da comprovação de renda.

Os estudantes que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, assim como pessoas com deficiência, poderão concorrer às bolsas destinadas para as cotas.

Como se inscrever?

As inscrições serão recebidas de 12 a 15 de janeiro de 2021 e os candidatos precisam fazer o login único do Governo Federal. Para quem já possui o cadastro precisam, é necessário somente informar o CPF e senha para acessar. No site do ProUni, o candidato deverá informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Resultados

1ª chamada: prevista para 19 de janeiro de 2021. A comprovação de informações dos pré-selecionados deverá ser feita de 19 a 27 de janeiro.

2ª chamada: prevista para o dia 1º de fevereiro. A comprovação de informações dos pré-selecionados deverá ser feita até o dia 09 de fevereiro.

Lista de espera

As inscrições na lista de espera serão recebidas de 18 e 19 de fevereiro. Os resultados sairão no dia seguinte, 22. Os candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera deverão realizar a comprovação da documentação de 22 a 25 de fevereiro de 2021.

 

Compartilhar