Saiba qual pontuação é preciso atingir para conseguir a certificação do Encceja

Jovens e adultos podem conseguir certificação para o ensino fundamental e médio.

Saiba qual pontuação é preciso atingir para conseguir a certificação do EnccejaSaiba qual pontuação é preciso atingir para conseguir a certificação do Encceja

Por PRASABER

O Encceja é uma prova que acontece anualmente, voltada para jovens e adultos que desejam o diploma para o ensino fundamental ou ensino médio. O certificado tem a mesma validade de quem cursou essa modalidade de forma regular.

Porém, para finalizar a formação básica por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), os candidatos precisam saber como funciona essa avaliação. Uma parte importante é a quantidade de pontos para conseguir ter direito ao diploma. Se você vai fazer o Encceja e quer saber mais sobre isso, continue lendo e descubra.

Qual pontuação para conseguir a certificação do Encceja?

Para ter acesso a certificação é preciso conseguir cem pontos em cada uma das provas objetivas e obter nota igual ou superior a cinco pontos na redação. Caso o candidato atinja a pontuação necessária em uma ou mais de uma, mas não em todas as provas objetivas, terá direito a declaração parcial de proficiência.

Com essa declaração parcial, é possível participar das próximas edições do Encceja e optar por só fazer as provas que não teve essa declaração, ficando cada vez mais próximo do diploma.

Como são as provas do Encceja?

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, mais uma redação cujo tema é revelado na hora da prova, podendo ser de relevância social, cultural ou política. Confira abaixo quais matérias caem nas provas:

Encceja ensino fundamental:

• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
• Matemática;
• Historia e Geografia;
• Ciências Naturais.

Encceja ensino médio:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
• Matemática e suas Tecnologias;
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Sobre o Encceja

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma oportunidade de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.
O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, utilizando o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação.

Porém, em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu retomar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio, já que o Enem passou a ser um critério de avaliação a entrada para a universidade e, em muitos casos, substituindo o vestibular.

Compartilhar