Santa Casa de SP oferece bolsas de estudo para pessoas de baixa renda

Com mais de 230 vagas, iniciativa contempla todos os cursos da Faculdade de Ciências Médicas.

Santa Casa de SP oferece bolsas de estudo para pessoas de baixa rendaSanta Casa de SP oferece bolsas de estudo para pessoas de baixa renda

Por PRASABER

O vestibular 2021 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) irá beneficias 239 candidatos do processo seletivo com bolsas de estudos integrais ou parciais.

A iniciativa será destinada aos estudantes que ingressarem na próxima edição do vestibular da instituição e comprovarem no momento da inscrição sua situação de baixa renda socioeconômica familiar.

Das 239 bolsas de estudos oferecidas pela Santa Casa, 173 são integrais, para todos os cursos, e 66 parciais, oferecendo 50% de desconto nas mensalidades para os cursos, com exceção de Medicina. O estudante, ainda, poderá selecionar qualquer graduação oferecido pela instituição: Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Radiologia e Sistemas Biomédicos.

Confira abaixo a relação completa da quantidade de bolsas de estudo para cada curso da instituição:

Medicina: 5 bolsas integrais.
Enfermagem: 60 bolsas integrais e 12 bolsas parciais.
Fonoaudiologia: 8 bolsas integrais e 4 bolsas parciais.
Radiologia: 50 bolsas integrais e 25 bolsas parciais.
Sistemas Biomédicos: 50 bolsas integrais e 25 bolsas parciais.

A ideia da ação é contribuir com a difícil situação do setor de saúde no país, em decorrência da pandemia de Covid-19, formando profissionais que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Inscrições para o vestibular 2021

Os interessados em concorrer às bolsas de estudo da Santa Casa de São Paulo deverão fazer suas inscrições no portal da Fundação Vunesp, preenchendo suas informações e comprovando a baixa renda exigida pela iniciativa.

As inscrições para o vestibular 2021 já estão abertas e a instituição deve aceitar novos candidatos ao processo seletivo até 18 de novembro.

As provas acontecerão entre os dias 11 e 12 de dezembro e os primeiros resultados deverão ser divulgados no dia 13 de janeiro de 2021.

Cursos

Medicina

O objetivo do curso de medicina é formar profissionais aptos a trabalhar na manutenção e na recuperação da saúde das pessoas. Para tanto, o aluno aprende a tratar e a prevenir doenças, além de promover o bem-estar nos pacientes.

A organização estrutural e didática do curso de Graduação em Medicina da FCMSCSP se baseia em um currículo com Departamentos, onde as disciplinas afins são agrupadas para se otimizar o ensino. Segundo o Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) de 2018, o curso é o primeiro entre as instituições privadas do Estado de São Paulo. O curso também recebeu quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante ProfissõesVestibular 2019.

Enfermagem

O curso de Enfermagem abrange as três áreas do conhecimento: humanas, exatas e biológicas. Optando por esse curso, o aluno estudará Ciências Biológicas, Sociologia, Psicologia, Administração, Bioquímica, Epidemiologia, Anatomia, Patologia, Imunologia e muito mais.

O curso da possui uma estrutura pedagógica que visa a formação de profissionais competentes para atuar no mercado de trabalho atual e encarar os desafios relacionados à saúde pública. Desde o início, o aluno passa por uma intensa vivência prática no complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o que proporciona plenas condições de atuação e desenvolvimento das habilidades necessárias para exercer de forma ética e humana a profissão.

O curso conquistou em 2018 o Conceito 5 de reconhecimento pelo INEP (MEC) e recebeu quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019.

Fonoaudiologia

O curso de Graduação em Fonoaudiologia tem como propósito formar profissionais para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana, além de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, fala e linguagem, atuando com médicos, odontólogos e psicólogos, no estabelecimento de diagnósticos e subsidiando tratamentos.

Os alunos contam com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso. O complexo hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo dispõe, ainda, do Ambulatório de Distúrbios do Comportamento e Aprendizado, voltado para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de casos de distúrbios de aprendizagem.

O curso recebeu quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019.

Radiologia

O técnico em radiologia atua na área da saúde e é responsável por operar e preparar equipamentos radiográficos para diversos procedimentos. Os campos de atuação são diversos e este profissional pode trabalhar em clínicas, hospitais, unidades básicas de saúde, pronto-socorro e centros de diagnóstico por imagem.
O Curso de Graduação em Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é um programa com duração de três anos, com apoio de toda a infraestrutura de um dos maiores complexos hospitalares públicos do país, a Santa Casa de São Paulo.

Sistemas Biomédicos

O Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas Biomédicos da FCMSCSP tem como objetivo formar profissionais com habilidades para projetar e realizar a manutenção de aparelhos médico-hospitalares e desenvolver a aptidão para a prática de metodologia analítica e assessoria da administração no planejamento de laboratórios, tanto nas condições de instalação de equipamentos quanto na manutenção preventiva.

Conheça a FCMSCSP

Com a missão de promover o ensino, pesquisa, extensão e atenção à saúde, com excelência, oferecendo à comunidade profissionais com formação científica, ética, humanística e responsabilidade social, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) teve a sua aula inaugural proferida em 24 de maio de 1963.

Desde então, a instituição formou mais de cinco mil médicos, 500 mestres, 250 doutores e 30 livres-docentes. Hoje, cinco cursos (Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Radiologia e Sistemas Biomédicos) são oferecidos pela Faculdade, que funciona em regime privado.

A FCMSCSP é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho e conta com parte de seu campus localizado no Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, hospital-escola mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), constituído por três unidades: Hospital Central, Hospital São Luís Gonzaga e Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II, além de Unidades Básicas de Saúde localizadas na Região Central da Cidade de São Paulo.

Compartilhar