Sesc Amazonas recebe inscrições para EJA e projeto de educação complementar para 2021

Instituição abre vagas para o projeto de Educação Para Jovens e Adultos e Criar Sesc na capital e municípios do interior do Amazonas.

Sesc Amazonas recebe inscrições para EJA e projeto de educação complementar para 2021Sesc Amazonas recebe inscrições para EJA e projeto de educação complementar para 2021

Por PRASABER

O Serviço Social do Comércio (Sesc) do Amazonas abriu nesta semana as inscrições para pessoas interessadas em participar dos projetos Sesc Ler e Criar Sesc. As oportunidades são para a capital e interior do estado e devem se inscrever quem deseja fazer parte da turma de alunos do ano de 2021 nessas regiões.

O programa Sesc ler é direcionado a abertura de vagas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como objetivo ajudar pessoas que não conseguiram concluir o ensino básico regular a conquistarem o diploma de ensino fundamental ou médio.

Já o Criar Sesc é um projeto direcionado a jovens matriculados no ensino fundamental de escolas públicas ou privadas e visa desenvolver atividades, como trabalhos em grupo, oficinas e orientação, que sejam complementares ao seu período letivo.

As inscrições para ambos os programas são totalmente gratuitas e deverão ser feitas presencialmente em algum dos Sesc que oferecem as aulas na região.

Para se inscrever no Sesc Ler, basta apresentar no momento da inscrição o cartão de membro do Sesc, a declaração no nível atual de escolaridade, um comprovante de residência atualizado, a cópia do RG e CPF, além de uma foto 3×4, certidão de casamento e comprovante de benefício social, caso possua. Se o candidato seja menor de 18 anos, deve apresentar também um documento de identificação do responsável.

Os estudantes que quiserem se inscrever no Criar Sesc precisam apresentar os documentos de identificação pessoal e do responsável legal, além de uma comprovação de matrícula no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e de renda familiar inferior a até 3 salários mínimos.

Confira abaixo as unidades do Sesc Amazonas que fazem parte dos projetos em 2021:

Sesc Ler (EJA)

  • Manaus (Cidade Nova);
  • Coari;
  • Itacoatiara;
  • Manacapuru;
  • Maués;
  • Parintins;
  • Presidente Figueiredo;
  • Tefé.

Criar Sesc

  • Manaus (Cidade Nova);
  • Coari;
  • Itacoatiara;
  • Maués;
  • Parintins;
  • Presidente Figueiredo;
  • Tefé.

As inscrições deverão acontecer até o dia 02 de janeiro de 2021 e, para mais informações sobre como participar de um dos projetos, é só acessar o site do Sesc Amazonas ou entrar em contato pelo telefone (92) 3649-3750.

O que é EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal que passa por todos os níveis da Educação Básica do país e é destinada para jovens, adultos e idosos que abandonaram os estudos ou não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

O EJA permite que o aluno retorne à sala de aula e conclua os estudos em menos tempo, possibilitando sua certificação de conclusão para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como funciona

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada tanto no ensino presencial, como no ensino à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino no Brasil e levar educação para todos os níveis sociais. No passado – ou até mesmo nos dias atuais para parte da população, a Educação de Jovens e Adultos era conhecida como supletivo. Hoje, o programa é dividido em duas etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio:

EJA Ensino Fundamental:

Jovens a partir de 15 anos que não conseguiram completar o Ensino Fundamental, isto é, a etapa entre 1º e o 9º ano. Nesta fase, são inseridas no processo de ensino-aprendizado, estimulando novas formas de aprender e pensar. O tempo médio de conclusão é de dois anos.

EJA Ensino Médio:

Direcionado aos alunos maiores de 18 anos que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio. Completando a Educação Básica, prepara os estudantes para o ingresso em universidades, incluindo vestibular e Enem. O tempo médio de conclusão é de dois anos.

O EJA permite que o aluno estude de forma presencial ou a distância. Na escolha presencial, o aluno tem que ir até à escola onde o curso é ministrado para frequentar as aulas, geralmente, no período noturno. Já a modalidade a distância é mais flexível e, por ela, o curso é feito pela internet ou com livros e apostilas fornecidos pela instituição em que o aluno se inscreveu.

Quanto tempo leva para concluir um ano letivo do EJA?

Cada série pode ser concluída em módulos de seis meses. Sendo assim, para concluir o ensino fundamental são dois anos e o ensino médio 1 ano e meio. Contudo, se você está em dúvida sobre a quantidade de horas que o EJA exigirá de você, saiba que o curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.

Quais são as matérias que se aprendem no EJA?

As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na educação básica do país, sendo elas:

Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.

Ensino Médio:

História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.


Fonte: Globo.com

Compartilhar