Sesi oferta 750 vagas gratuitas de EJA no Mato Grosso
Estudantes poderão obter o diploma de ensino médio ao mesmo tempo em que escolhem um curso profissionalizante.


O Sesi (Serviço Social da Indústria) abriu 750 vagas gratuitas para novas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro polos em Mato Grosso. Os interessados em se preparar para o mercado de trabalho devem ser maiores de 18 anos e podem fazer a matrícula em uma das unidades (Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Várzea Grande) até o dia 25 de janeiro de 2021. A previsão de início das aulas é dia 8 de fevereiro.
Ao todo são 50 vagas em Cáceres, 200 em Sinop, 200 em Rondonópolis e 300 em Várzea Grande. Nesta modalidade, os estudantes poderão obter o diploma de ensino médio ao mesmo tempo em que escolhem um curso profissionalizante de acordo com os ofertados em cada unidade. Segundo a coordenadora de Educação Básica e Continuada do Sesi, o curso poderá ser realizado em até um ano, com três horas semanais obrigatórias nos dois primeiros meses.
“Nos 10 meses seguintes, o estudante cumprirá 80% da carga horária na plataforma de ensino a distância (EAD) e os outros 20% com encontros presenciais, tira dúvidas e provas presenciais”, explicou a coordenadora. Isso irá interferir na carga horária, que será reduzida, de acordo com a coordenadora. O método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, buscará, de forma inovadora, unir as experiências profissionais e de vida dos alunos.
“O reconhecimento de saberes envolve uma série de procedimentos realizados, justamente para identificar esses conhecimentos adquiridos pelo estudante no decorrer da vida, com a participação de especialistas de cada área – linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza”, conclui.
Documentos para matrícula
Para a comunidade em geral, os documentos necessários para efetuar a matrícula são:
- Último comprovante de endereço;
- RG;
- CPF;
- Histórico Escolar do ensino fundamental completo (originais);
- Se o aluno optar pela CNH, deverá apresentar junto com a certidão de nascimento ou casamento;
- Para os trabalhadores da indústria, além destes documentos, são necessários carteira de trabalho (cópias das páginas da foto, número do PIS, qualificação civil), contrato de trabalho atual e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
Unidades
- Cáceres – Rua da Maravilha, 1.595, Cavalhada. Tel. (65) 3223- 40 33 ou 3223-6442
- Rondonópolis – Av. Presidente Médice, 4.391, Vila Birigui. Tel. (66) 3302-0030 ou 2101-5060
- Sinop – Avenida dos Jacarandás, nº 3100 – Centro. Tel. (66) 3531-3611
- Várzea Grande – Av. Dom Orlando Chaves, 1.086, Ponte Nova. Tel. (65) 2128-2056