Sisu – inscrições abrem em abril e MEC informa que usará nota do Enem 2020

Universidades privadas usarão as notas dos exames anteriores; Prouni usará o resultado do Enem 2019 e Fies terá a opção de utilizar a melhor nota desde 2010.

Sisu – inscrições abrem em abril e MEC informa que usará nota do Enem 2020Sisu – inscrições abrem em abril e MEC informa que usará nota do Enem 2020

Por PRASABER

Na última sexta-feira, 11 de dezembro, o MEC (Ministério da Educação) liberou novas informações a respeito do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), processo seletivo usado para o ingresso de estudantes em universidades federais e algumas estaduais.

Segundo a nota oficial, o Sisu será aberto para as inscrições em abril de 2021 e, diferente do que os estudantes estavam prevendo, a nota do Enem 2020 vai poder ser usada (já que o exame ocorrerá em janeiro próximo e o resultado está previsto para o dia 29 de março).

Covid-19

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu em julho, foi a medida adotada pelo MEC em combate ao coronavírus. Por consequência, o calendário das seleções dos programas do Governo Federal sofreu alteração para que os estudantes consigam utilizar a nota do Enem 2020 como forma de ingresso no ensino superior.

Apesar das atualizações do MEC, as particulares seguem com o calendário inalterado, de forma que – para bolsas e seleções – será preciso utilizar os notas dos exames anteriores. Isso porque o início das aulas não foi postergado além do que já estava previsto e a escolha de bolsistas, por exemplo, ocorre antes da liberação das notas do Enem 2020.

Definições para Fies e Prouni

A seletiva para o Prouni, Programa Universidade para Todos, utilizará as notas do Enem 2019, considerando o início das aulas em fevereiro por grande parte das universidades. Para quem conclui o ensino médio este ano, entretanto, é possível participar da segunda edição do programa com as notas do Enem 2020.

Para quem conta com o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, para ingressar no ensino superior, será possível a utilização da melhor nota obtida no Enem a partir do ano de 2010. Para a segunda edição do programa, que ocorre no meio do ano, a regra continua a mesma, mas a nota do Enem 2020 também poderá ser utilizada.

Divulgação de editais

Em nota oficial, o MEC informou que os estudantes vão poder ter acesso aos editais de cada processo seletivo juntamente de todas as regras reestabelecidas. O primeiro edital a ser divulgado é o do Prouni, que sai amanhã, terça-feira (15). Já o Fies terá o seu edital liberado até sexta-feira (18). Para o Sisu, a publicação ocorre após o resultado do Enem, previsto para março.

Para mais informações, acesse a página oficial do MEC. 


Fonte: G1

Compartilhar