SiSU retorna ao sistema de notas de corte usado até 2019. Confira!

Estudantes alegaram que a dupla classificação, como seria feita este ano, prejudicaria a decisão entre as opções de curso.

SiSU retorna ao sistema de notas de corte usado até 2019. Confira!SiSU retorna ao sistema de notas de corte usado até 2019. Confira!

Por PRASABER

Após a prorrogação das inscrições para a primeira seletiva do SiSU 2021, o Ministério da Educação (MEC) também lançou, em nota oficial, que a classificação parcial dos candidatos se dará como era até 2019, sem a dupla classificação. 

Entenda a dupla classificação

Nesta proposta do MEC para a seleção do SiSU, as notas de corte consideravam os candidatos aprovados nas duas opções de cursos. Essa forma de classificação foi recebida com bastante insatisfação por parte dos estudantes, que alegavam serem prejudicados na tomada de decisão entre os cursos – isso porque, como só é possível fazer a matricula em uma das opções de curso, independentemente de ter sido aprovados nas duas opções, a dupla classificação apresenta um cenário irreal de seleção.

Com a retirada da dupla classificação, o aluno então é removido da classificação parcial da segunda opção de curso, caso tenho sida selecionado para a primeira, o que diminui a nota de corte.

Prazo de inscrições adiado

Na última nota divulgada oficialmente pelo MEC, também foi adiado o prazo de inscrições para o primeiro semestre do SiSU. Agora, os interessados podem se inscrever até 23h59 desta quarta-feira, dia 14 de abril.

Ao todo, o programa oferece, nessa primeira seletiva de 2021, 206.609 vagas em 5.571 cursos de 109 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, incluindo universidades federais, estaduais, centros universitários e institutos federais.

Resultado e lista de espera

Por conta da prorrogação, o divulgação do resultado do SiSU 2021. também adiou, passando para o dia 16 de abril, sexta-feira próxima. Quem for aprovado deve acessar o sistema e conferir a documentação necessária para matrícula, que deve ser realizada entre os dias 19 e 23 de abril, nas instituições de ensino. Algumas faculdades, por conta da pandemia, liberaram a matrícula online. Para saber mais, acesse o site da sua instituição de ensino desejada e confira a modalidade da matrícula.

Os estudantes não aprovadas nas suas opções de cursos desejadas, devem manifestar interessa na lista de espera do SiSU 2021.1 entre os dias 16 e 23 de abril. É importante ressaltar, porém, que só é possível entrar para a lista de espera de uma das opções de cursos escolhida. O chamada das listas são de responsabilidade das próprios instituições de ensino e, por isso, os interessados nas vagas podem acompanhar o processo pelo site das faculdades.

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.