Temporada de empregos temporários começa com mais de 7 mil vagas abertas

Época de final de ano é a chance para estudantes e desempregados ingressarem no mercado de trabalho.

Temporada de empregos temporários começa com mais de 7 mil vagas abertasTemporada de empregos temporários começa com mais de 7 mil vagas abertas

Por PRASABER

Apesar do ano atípico de 2020, a famosa temporada de contratações de final de ano iniciou o período registrando um número positivo de oportunidades. Até o momento, foram abertas cerca de 7.890 vagas em todo o Brasil, com contrato temporário até as festas de final de ano, mas com grandes chances de efetivação.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem), o último trimestre do ano trará ao mercado de trabalho 400 mil novas vagas por todo o país, sendo mais de 20% delas com possibilidades de efetivação para o próximo ano.

As vagas disponíveis nessa época, ainda de acordo com a Assertem, são de diferentes áreas, sendo a maior parte dedicadas ao setor de alimentos, farmacêutica, metalurgia, automobilismo, serviços e, principalmente, do comércio.
Com as festividades de final de ano se aproximando, o comércio prevê uma média de mais de 70 mil novas vagas de trabalho temporário para o trimestre. Apesar de ser um número menor do que o ano passado (88 mil vagas abertas), o setor surpreendeu especialistas e mantém suas vendas em taxas positivas.

Com a pandemia, as lojas começaram a investir em vendas online e na modalidade delivery, fazendo com que as vendas não fossem impactadas. Por esse motivo, shoppings e o comércio de rua permanecem liderando a lista de empregadores nessa época do ano.

Muitos shoppings, para atender a alta demanda do período e, ao mesmo tempo, conservar a segurança e saúde dos empregados e empregadores, decidiram investir em aplicativos e sites de vagas para receber candidaturas. O processo seletivo passou a ser totalmente online e os recrutadores têm acesso a todos os perfis interessados para a contratação.

Ainda para contratação de fim de ano, devem surgir vagas temporárias no segmento de atendimento em telemarketing, baseado nos hábitos de consumo pós-pandemia. Com o aumento das vendas por e-commerce e por teleatendimento, as empresas e centrais do setor devem gerar até 30 mil vagas até o fim do ano, e muitas para trabalhar em casa, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT).

Aumente as chances de contratação

Apesar do alto índice de oportunidades, as vagas são extremamente concorridas, principalmente em um ano como o de 2020, que carrega uma taxa elevada de desemprego.

Por esse motivo, algumas práticas de como se comportar em uma entrevista de emprego pode fazer a diferença no processo seletivo:

Demonstre interesse

O primeiro passo para se dar bem na entrevista de emprego começa antes mesmo do encontro com o entrevistador. É importante pesquisar sobre a organização, afinal, esse conhecimento prévio ajuda a evitar gafes durante a conversa.

Postura Confiante

Durante uma entrevista de emprego, seu interlocutor avaliará não apenas suas respostas, mas a forma como você se porta. Por isso, é importante sustentar uma postura confiante.

Cuidado com a aparência

A sua aparência é a primeira coisa que alguém irá notar. Em uma entrevista de emprego não será diferente. Procure, portanto, preservar um aspecto de seriedade e comprometimento. Sendo assim, a escolha das roupas deve ser cuidadosa.

Destaque suas qualidades

O mais comum na entrevista de emprego é que o entrevistador queira saber mais sobre você. Ele provavelmente já leu seu currículo, mas não custa nada lembrá-lo de suas experiências. Comece falando sobre sua formação e de trabalhos anteriores.

Valorize seu potencial

Ao responder as perguntas na entrevista de emprego, procure ressaltar todo o seu valor. Retome suas experiências e sua formação profissional para ilustrar suas habilidades e destacar a forma como poderá contribuir para o crescimento da empresa.

Diga sempre a verdade

Nunca minta durante uma entrevista de emprego. Jamais faça seu currículo parecer maior do que realmente é. E, principalmente, não diga ao entrevistador que possui qualidades e habilidades que, de fato, não tem.

Se for um processo online, prepare o ambiente

Faça a verificação da sua rede de internet, para a conexão não falhar ou cair na hora da entrevista, e ainda organize todo o ambiente ao redor, evitando locais com muito barulho e escuros.

Se for um processo presencial, chegue com antecedência

Programe seu dia para conseguir chegar ao local da entrevista com, pelo menos, 20 minutos de antecedência. Assim, você pode se preparar melhor, além de passar uma imagem de comprometimento.

Compartilhar