UEM abre inscrições para vestibular e PAS nesta quarta-feira, 07 de outubro

Por conta da pandemia, os processos seletivos de inverno e verão foram unificados e as provas serão realizadas em março de 2021.

UEM abre inscrições para vestibular e PAS nesta quarta-feira, 07 de outubroUEM abre inscrições para vestibular e PAS nesta quarta-feira, 07 de outubro

Por PRASABER

As inscrições para o vestibular e o PAS 2020 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terão início no próximo dia 07 e se encerram no dia 11 de novembro. Para se inscrever ou saber mais informações do processo seletivo, é só acessar o site de cada um dos concursos, respectivamente: www.vestibular.uem.br ou www.pas.uem.br.

Mudança no calendário original

Antes separados entre inverno e verão, os processos seletivos da UEM foram unificados este ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, as provas serão realizadas em março do ano que vem, nos dias 21 e 22, e os candidatos devem concorrer a 2989 vagas abertas. O vestibular será realizado nas seguintes cidades: Maringá, Campo Mourão, Apucarana, Cascavel, Cidade Gaúcha, Cianorte, Ivaiporã, Paranavaí, Curitiba, Goioerê e Umuarama. A previsão é de que as provas sejam realizadas presencialmente, com todos os cuidados de prevenção da OMS.

Sistema de cotas: novidade no processo

O número de vagas total (2989) é resultado da soma das vagas disponíveis para não cotistas, cotistas sociais (candidatos que cursaram as quatro últimas séries do ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas ou possuem registro no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal) e cotistas raciais – sendo o próximo vestibular o primeiro a disponibilizar as cotas para negros.

Assim, serão reservadas 20% das vagas para candidatos negros e pardos, sendo que, destes, 15% vão para candidatos negros de baixa renda e 5% para candidatos negros sem distinção social. Em números exatos, para este concurso serão 458 e 162 vagas nas duas categorias, respectivamente.

Caso queira participar do vestibular da UEM por meio do sistema de cotas (negros ou sociais), o candidato deve preencher a opção na hora da inscrição no vestibular.

Confirmação de inscrição

As inscrições para o vestibular 2020 UEM serão confirmadas após o pagamento integral da taxa de R$160. Para o PAS 2020 (Processo de Avaliação Seriada), a confirmação no processo também se dará após o pagamento da taxa de R$80.

O pagamento deve ser feito até o dia 13 de novembro. Para saber mais sobre taxa, informações, número de vagas por curso ou documentos necessários, acesse o Edital 09/2020-CVU.

Habilidades específicas

Os candidatos para o curso de Música da UEM também devem passar pelo processo de habilidade específica, que ocorre em duas etapas. A primeira consta em uma prova prática de instrumento ou canto e é realizada de forma online, por meio de um envio do vídeo com o conteúdo programático explicado melhor na habilitação/opção escolhida.

A segunda etapa consta em uma avaliação de percepção musical e conhecimentos gerais de música e será aplicada no dia 07 de fevereiro de 2021, presencialmente – no bloco 38, no campus da UEM de Maringá, a partir das 8h50.

Modalidade EAD

Com a pandemia, os cursos de graduação EAD ganharam espaço entre os vestibulandos, tornando-se uma opção bastante relevante. Por isso, para quem optar por essa modalidade, na UEM também é possível.

Na edição deste ano, o vestibular da UEM EAD contará com 1030 vagas. Para se inscrever, é só acessar o site da Universidade entre 21 de outubro e 30 de novembro. As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 21 de fevereiro de 2021.

Compartilhar