UERJ aprova novo calendário emergencial com disciplinas reduzidas

Com atividades remotas, aulas com conteúdo do primeiro semestre de 2020 começam no próximo dia 14.

UERJ aprova novo calendário emergencial com disciplinas reduzidasUERJ aprova novo calendário emergencial com disciplinas reduzidas

Por PRASABER

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), junto do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe), definiu recentemente as novas datas para o calendário emergencial do projeto Período Acadêmico Emergencial (PAE), criado em decorrência da suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus.

O projeto PAE deverá adaptar aulas que aconteceriam no primeiro semestre de 2020 em 13 semanas, com atividades letivas acontecendo remotamente. Durante esse período, os estudantes deverão se inscrever nas disciplinas e as unidades acadêmicas oferecerão Atividades Letivas Emergenciais (ALE), com carga horária equivalente às aulas que estavam programadas para acontecerem presencialmente.

Para ter o maior número de estudantes inscritos, a UERJ reduziu o número mínimo de disciplinas no semestre, ou seja, o aluno deverá se inscrever em, pelo menos, uma matéria obrigatória ou eletiva.

Apesar de estarem dispensados de frequência presencial, a universidade irá fazer o controle de participação de acordo com a proposta pedagógica de cada aluno. Quem se sentir impedido de realizar as ALE poderá fazer o trancamento especial, não sendo contabilizado no limite de seis períodos a que todos têm direito. Os calouros também poderão, em caráter excepcional, solicitar o trancamento no período do PAE, mesmo estando no primeiro período de seu curso de graduação.

As inscrições para as disciplinas começaram no último dia 3, quinta-feira, e deverá ser encerrada no mesmo dia em que se iniciam as aulas, no próximo dia 14 de setembro. O calendário estabelece que a Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas (Said) poderá acontecer entre 14 e 28 de setembro, mas, mesmo depois deste prazo, os universitários poderão solicitar o cancelamento de matérias até 30 dias antes do último dia previsto para as aulas do PAE. O encerramento tem previsão de acontecer no dia 19 de dezembro, com a aplicação das avaliações finais.

As atividades remotas serão oferecidas em plataformas tecnológicas públicas e gratuitas de ensino e de webconferência, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que já vem sendo usado por diversas unidades desde abril e conta com mais de 20 mil inscritos, entre alunos e professores. Vale destacar que ao longo desse período de quarentena a UERJ vem oferecendo diversas atividades temáticas transversais, todas on-line, o que contribuiu para consolidar a proposta aprovada pelo Csepe.

Confira o calendário oficial da PAE da UERJ:

Calendário do 1º semestre

Inscrições em disciplinas: 3 a 9 de setembro

Início das aulas: 14 de setembro

Said: 14 a 28 de setembro

Término das aulas: 12 de dezembro

Término do semestre: 19 de dezembro

Compartilhar