UFJF e UFSJ fecham parceria e oferecem a cotistas preparatório gratuito para Enem

Estudantes das universidades federais de Minas Gerais tomaram a iniciativa e criaram curso online com 12 disciplinas que cairão no exame.

Por PRASABER

Em uma parceria inédita entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), um novo curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado. Dessa vez, um grupo de alunos das duas instituições mineiras se reuniram e desenvolveram o curso de extensão “Tutoria Enem“, que tem como finalidade ajudar alunos cotistas de todas as idades nos estudos para o exame.

Com vagas limitadas e totalmente online, a iniciativa foi uma forma que os estudantes encontraram de fazer com que cotistas consigam se preparar adequadamente sem que a situação pandêmica do país seja um empecilho para os estudos. Além disso, as universidades destacam que a ação é uma maneira de compartilhar conhecimentos e se aproximar da comunidade, uma vez que as aulas serão ministradas pelos próprios alunos graduandos.

Aulas online e relacionamento facilitado

Cerca de 60 alunos da UFJF e UFSJ se dividiram para criarem os conteúdos e lecionarem as aulas do curso de extensão. Com matérias exigidas no Enem, as apresentações acontecerão via plataformas digitais, como Google Meet e Classroom.

Os participantes também contarão com um grupo no Whatsapp com os professores, para tirar dúvidas e compartilhar conteúdos relevantes com toda a turma.

Além disso, os alunos que se inscreverem no projeto terão apoio psicológico e um espaço – além do grupo de Whatsapp – para tirarem dúvidas. Para exercitar os conhecimentos absorvidos de todos os temas apresentados, a equipe de tutores disponibilizará semanalmente uma lista de exercícios.

Inscrições

Quem tiver interesse em participar do “Tutoria Enem” deverá preencher um formulário eletrônico disponibilizado nas redes sociais do projeto. Por lá, serão divulgadas as vagas, que serão abertas conforme demanda a excedentes.


Fonte: Globo.com

Compartilhar