UFPA abre inscrição do processo seletivo 2021

São oferecidas 7.355 vagas, em 196 cursos sediados em 19 municípios paraenses; incluindo 196 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

UFPA abre inscrição do processo seletivo 2021UFPA abre inscrição do processo seletivo 2021

Por PRASABER

As inscrições para o vestibular 2021 da Universidade Federal do Pará (UFPA) são online e podem ser realizadas a partir das 14h de hoje (11 de janeiro), até as 17h do dia 5 de fevereiro, por meio do site da universidade. O valor da taxa de inscrição é R$ 50 reais e o pagamento da taxa deve ser feito até o dia 19 de fevereiro, mas quem deseja a isenção da taxa de inscrição deve solicitar o benefício no ato da sua inscrição.

Isenção de taxa

Podem solicitar a isenção estudantes, que comprovem ter cursado todo o ensino médio ou equivalente na rede pública, ou aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede privada com bolsa integral de estudos. A isenção no pagamento da taxa de inscrição não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Resultado da isenção da taxa

A UFPA analisará os pedidos de isenção e o resultado deverá ser divulgado a partir do dia 8 de fevereiro na página de acompanhamento de inscrição de cada candidato(a).

Forma de seleção

Para o processo seletivo 2021, o preenchimento das vagas utilizará como base os resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que ocorrerão, presencialmente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, no formato digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Cotas

Não há alterações em relação ao Sistema de cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016.

Metade das vagas da instituição segue reservada para os egressos da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo sistema de cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem se declara pessoa com deficiência. Além disso, PcDs poderão se candidatar a uma vaga extra criada pela Universidade em todos os cursos ofertados.

Alteração

Embora várias regras sejam as mesmas, há diferenças no concurso deste ano em relação ao processo seletivo de 2020. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19: devido às restrições previstas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os candidatos inscritos para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos os candidatos no processo seletivo 2021.

Heteroidentificação

Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”, pois a partir de 2021, quem desejar concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos ou pardos, deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato confirma a autodeclaração.

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Processo Seletivo UFPA 2021.

Compartilhar