UFPA – Processo Seletivo encerra prazo de inscrição amanhã

Instituição utiliza os resultados do Enem 2020. Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da Região Norte têm ainda 10% de bônus.

UFPA – Processo Seletivo encerra prazo de inscrição amanhãUFPA – Processo Seletivo encerra prazo de inscrição amanhã

Por PRASABER

Interessados em ingressar no ensino superior da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Processo Seletivo 2021, tem até as 17h desta sexta-feira (5) para se inscreverem nos cursos ofertados pela instituição.

O valor da inscrição é de R$ 50 e, para evitar problemas como nos casos de candidatos que precisam recuperar senhas cadastradas usadas em outros processos seletivos da instituição, entre outros casos, que requerem tempo para serem resolvidos, e a direção aconselha a não deixar para última hora.

A direção da UFPA relembra que, além da inscrição, o preenchimento das vagas no processo utiliza os resultados conquistados pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O certame abre vagas a candidatos de todo o Brasil, mas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas dos Estados da Região Norte são destinados 10% de bônus sobre o valor da nota tirada no Enem.

Mudanças

O Processo Seletivo deste ano incluirá mudanças, como a adaptação à pandemia de Covid-19 aos cursos de Dança e Música que, para evitar o risco de contágio da doença, não contarão com os exames de habilidades. Dessa forma, a nota obtida no Enem será o único critério para preenchimento das vagas.

A outra novidade está relacionada aos alunos que conquistaram as vagas por meio do sistema de cotas reservadas às pessoas negras. Eles deverão se apresentar para a Comissão de Heteroidentificação, que analisará se o fenótipo dos candidatos confirma a autodeclaração feita no momento da inscrição.

Isenção na inscrição

Em relação ao pagamento das inscrições, a direção da UFPA lembra também que os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas nas instituições particulares poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Os pedidos serão analisados e, a partir do dia 8 de fevereiro, o resultado do benefício será divulgado na página do sistema de inscrição. Aos que tiveram a solicitação indeferida, poderão fazer as inscrições até o dia 19 de fevereiro, sob a taxa de inscrição no valor de R$ 50.

A inscrição pode ser feita pelo site da universidade.

Compartilhar