UFPA – vestibular 2021 é confirmado

Universidade irá utilizar a nota do Enem. Calendário de aulas ainda está em avaliação.

UFPA – vestibular 2021 é confirmadoUFPA – vestibular 2021 é confirmado

Por PRASABER

A Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou, após a reunião do Conselho Superior Universitário (Consun), que irá manter o vestibular para o ano de 2021. No processo seletivo, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
De acordo com a universidade, 100 mil potenciais candidatos aguardavam uma definição sobre o vestibular. A instituição normalmente oferece 8 mil vagas por ano.

Na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, os conselheiros da universidade deverão debater o novo calendário para as aulas que iniciarão o ano que vem. A princípio, o ingresso dos primeiros calouros será em junho, continuando o período letivo até 2022, dependendo do curso.
No dia 28 de dezembro a instituição anunciará, oficialmente, as decisões obtidas no conselho.

Entre as novidades previstas para o processo seletivo, a UFPA já anunciou a criação de uma comissão que deverá analisar os candidatos inscritos pelo sistema de cotas, que já foi alvo de denúncias de irregularidades em outras edições.

Sobre a UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição de ensino superior pública paraense, situada em Belém. Foi criada em 1957, sendo que algumas de suas faculdades, como a de Direito (originalmente Faculdade Livre de Direito, fundada em 1902), a de Farmácia (originalmente Escola de Farmácia do Pará, fundada em 1903) e a de Medicina (originalmente Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 1919) estão entre as mais antigas do Brasil.

De acordo com o ranking das universidades do país elaborado pela RUF (Ranking Universitário da Folha de S.Paulo) em 2017, é a melhor, maior e mais conceituada universidade da Região Norte do Brasil, ocupando a 27° colocação nacional. De acordo com o levantamento da Quacquarelli Symonds (QS) em 2014, a UFPA ocupa a 161° posição entre as melhores universidades da América Latina, sendo uma das universidades com mais prestígio no Brasil. Tornou-se internacionalmente conhecida pela produção científica na Amazônia, colocada como uma das mais importantes universidades do mundo pela Revista Times Higher Education em 2018. Foi listada a 15º no ranking de maiores instituições do país em número de matrículas.[11]

A universidade oferece 340 cursos de graduação nos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. Vários grupos de pesquisa de importância nacional fazem parte dos quadros da UFPA. Dentre as áreas de pesquisa mais destacadas encontram-se a Genética, as Geociências e as Neurociências.


Fonte: G1

Compartilhar

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.