UFSC inicia inscrições para Vestibular 2021

Estudantes podem utilizar notas do Enem ou de vestibulares anteriores realizados pela UFSC

UFSC inicia inscrições para Vestibular 2021UFSC inicia inscrições para Vestibular 2021

Por PRASABER

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu ontem, 27 de janeiro inscrições para o Vestibular 2021 e vai até o dia 4 de março. O valor da taxa de inscrições é de R$ 80.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do vestibular 2021 UFSC.

Para candidatos que possuem inscrição no Cadastro Único para Programas (CadÚnico) ou estudantes da rede pública e com renda de até 1,5 salário-mínimo podem solicitar a isenção da taxa até o dia 9 de fevereiro.

Os estudantes deverão apresentar a documentação que comprove sua condição. A lista de candidatos comtemplados com a isenção da taxa deve sair no dia 22 de fevereiro, sendo assim, todos que ganharem a isenção já estarão inscritos no vestibular automaticamente.

Vestibular

No ato da inscrição para o vestibular, os candidatos devem escolher uma opção do sistema de notas, confira:

Notas de vestibulares anteriores da UFSC: serão utilizadas as edições de 2018, 2018.2, 2019, 2019.2 e 2020.

Notas do Enem: as notas a serem aproveitadas serão das edições do exame de 2017 a 2020. Lembrando que é necessário ter atingido a nota mínima de 200 pontos na prova de redação.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibilizou uma ferramenta de suporte que permite ao candidato que verifique qual o sistema de notas melhor o atende. Acesse aqui a ferramenta.

O resultado do vestibular 2021 da UFSC está com previsão de anúncio para a partir do dia 14 de maio. Datas de matrículas e das demais chamadas ainda não foram divulgadas.

Vagas

O vestibular da UFSC oferece 2.525 vagas, sendo 1.807 para notas do Enem e o restante para desempenho em vestibulares anteriores da instituição. Também há vagas reservadas de acordo com o Programa de Ações Afirmativas, abrangendo cotas sociais e raciais.

Os cursos de graduação são ministrados nos campi situados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Outras formas de ingresso

A UFSC anunciou em dezembro de 2020, outras formas de ingresso aos cursos e graduação em 2021, sendo o uso das notas do Enem e dos vestibulares anteriores, como o atual processo seletivo.

Outra forma de ingresso, foi o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde a primeira edição deste ano ocorreu em janeiro, e que utilizou as notas do Enem 2019, sendo que as notas do Enem 2020 somente serão divulgadas no final de março.

A UFSC pretende fazer um vestibular com provas presenciais para o segundo semestre de 2021. O cronograma e a quantidade de vagas para os cursos superiores ainda não foram divulgados.

Compartilhar