UFSC retorna com aulas on-line a partir desta segunda-feira (31/08)

Disciplinas que podem ser realizadas de forma remota foram priorizadas, enquanto as matérias práticas deverão ser cursadas posteriormente

UFSC retorna com aulas on-line a partir desta segunda-feira (31/08)UFSC retorna com aulas on-line a partir desta segunda-feira (31/08)

Por PRASABER

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retoma nesta segunda-feira (31) sua grade de disciplinas de forma on-line por conta da pandemia de Covid-19. Segundo o chefe de gabinete da Reitoria, professor Áureo Moraes, o retorno contemplará apenas as matérias que podem ser cursadas remotamente.

Para que todos os estudantes possam acessar os conteúdos, a universidade emprestará computadores e fornecerá serviço de internet para alunos que necessitarem desse auxílio – até 20 de agosto, 1.377 estudantes solicitaram. A primeira etapa do retorno acontecerá em 15 centros da universidade em Florianópolis, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

Para os estudantes indígenas, quilombolas e os que ingressaram no curso de licenciatura em educação no campo, a UFSC entrou em acordo com Funai (Fundação Nacional do Índio) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para levar até eles os equipamentos. Já os alunos que ainda não se inscreveram podem fazer a  solicitação por meio deste link.

A UFSC, que conta com quase 2 mil professores e 36 mil alunos, teve suas atividades de ensino suspensas desde o dia 16 de março. O Colégio de Aplicação começou o ensino remoto antes, ainda em julho. O primeiro semestre letivo deve ser finalizado na semana de 14 de dezembro, quando iniciará um período de recesso. Em janeiro de 2021 iniciará o segundo semestre de 2020, que deverá ter duração de 16 semanas.

O plano para retomada do ensino na universidade foi finalizado em junho e aprovado em julho pelo Conselho Universitário. O reitor Ubaldo Balthazar já declarou que as aulas presenciais estão descartadas até a definição de uma vacina ou remédio comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus.

A universidade informou que para preencher as vagas não ocupadas no vestibular de dezembro de 2019 e as do curso de medicina do campus de Araranguá, a seletiva terá como único critério para ingresso no segundo semestre de 2020 as notas do candidato no Exame do Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas presenciais, que estavam previstas para julho, foram canceladas.

A seleção dos candidatos será feita com base no Enem de 2017, 2018 ou 2019 e o estudante poderá escolher qual nota utilizar caso tenha realizado mais de um exame das últimas três edições. O período de inscrições será entre 13 e 27 de outubro, gratuitamente.

Vestibular UFSC 2021

Uma  nova data será definida para o vestibular de 2021 – que estava com as provas presenciais marcadas para dezembro, inicialmente. Uma nova data será definida para o processo seletivo 2021. Os dias de aplicação das provas vão levar em consideração as datas marcadas para a realização do Enem 2020, em janeiro e fevereiro do ano que vem. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) informou que o vestibular deverá ocorrer entre abril de maio de 2021.


Fonte: G1

Compartilhar