Último dia para as inscrições do Enem 2021

Saiba o que esperar da prova deste ano.

Último dia para as inscrições do Enem 2021Último dia para as inscrições do Enem 2021

Por PRASABER

As inscrições para o Enem 2021 terminam hoje (14), mas o prazo para pagar a taxa de inscrição segue até o próximo dia 19/07. Depois de muitas incertezas, as provas estão confirmadas para serem aplicadas esse ano.

Os estudantes têm até 23h59 para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano. Como de costume, o processo de inscrição é feito exclusivamente no portal do Inep.

Para quem não teve direito a isenção, a taxa tem o valor de R$ 85, lembrando que quem foi contemplado com esse benefício ainda tem que se inscrever no exame.

O que esperar do Enem 2021?

Diversos aspectos do exame estão mantidos nessa aplicação, entre eles está a divisão da prova em áreas do conhecimento, quatro ao todo, mais a redação. Também serão dois domingos de aplicação, 21 e 28 de novembro.

Um ponto importante dessa edição é a segunda aplicação do Enem Digital, que dessa vez acontece no mesmo dia da versão impressa.

Em 2020 muitos estudantes reclamaram que sentiram níveis de dificuldade diferentes entre as provas, o que não deve acontecer esse ano já que serão os mesmos itens nas duas provas.

Caso o estudante não possa comparecer devido a alguma doença infectocontagiosa, ele poderá solicitar a reaplicação do exame, até 5 dias após o último dia de prova. No entanto, ainda não foi definida data para a realização dessa prova.

Assim como aconteceu em 2020, quem escolher participar do exame digital terá que se deslocar até o local de prova destinado a ele, já que não é permitido fazer a prova do próprio computador.

A nota do Enem continua sendo válida para ingresso no ensino superior por meio de diversos programas. Incluindo os de instituições internacionais, como acontece em algumas universidades de Portugal.

É possível que algumas medidas de biossegurança sejam adotadas também esse ano, mas ainda não foram divulgadas maiores informações.

Por que fazer o Enem 2021?

O exame é hoje a maior prova aplicada no Brasil, já que compreende todo o território nacional e pode ser usado de diversas formas.

  • Em algumas instituições ele substitui o vestibular, por isso o estudante deve consultar as formas de ingresso na universidade em que deseja ingressar.
  • Pode ser usado até mesmo para universidades de fora do Brasil.
  • As provas possuem os mesmos níveis de dificuldade, independente do estado em que o participante esteja.
  • Com uma mesma nota você pode se inscrever em diversos processos seletivos.

Fonte: FDR

Compartilhar